O evento reuniu em Salvador, nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/09), na FIEB, importantes representantes dos poderes públicos e de empresas privadas que discutiram sobre regularização fundiária e licenciamentos ambientais, as ações e planos da indústria baiana para a transição energética e os investimentos em infraestrutura portuária no Estado.
“O Bahia Export termina com saldo muito positivo. Ficou bem claro nesses dois dias a importância dos setores de infraestrutura, logística e de transportes, que geram muitos empregos e renda. Discutimos sobre acessos, investimentos e soluções, unindo todos os setores. Encerro muito feliz o Bahia Export com a certeza de que teremos uma segunda edição. Aproveito para fazer um convite para o Brasil Export Brasília, em outubro, que será o grande evento do ano”, afirma Fabrício Julião, CEO do Grupo Brasil Export.
Para Roberto Oliva, presidente do Conselho do Bahia Export, o evento deixou claro os problemas de deficiência na infraestrutura e teve êxito total em cumprir com o objetivo de reunir todo um ecossistema, sendo encerrado com chave de ouro. “Tivemos a presença do secretário especial da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcanti, que nos trouxe a boa notícia de que a FIOL vai para Mara Rosa (GO) e não para Figueirópolis (TO) para entroncar com a Ferrovia de Integração Centro Oeste (FICO), além de informar que o gargalo de energia na região Oeste está sendo resolvido com investimentos da Neoenergia”.
Oliva fala de reunir todos os esforços do Bahia Export para a Audiência Pública no dia 18 de outubro, que vai discutir a renovação antecipada da VLI Logística Ferroviária (VLI), e antecipa a sugestão de tema para a próxima edição do Bahia Export: como desburocratizar os processos para a realização de investimentos e a insegurança jurídica.
O secretário executivo do fórum estadual, Fausto Franco, admite que “foram dois dias intensos, de debates provocativos e com mais responsabilidade para a próxima edição”. A continuidade dos debates é reforçada pelo diretor de Comunicação do Grupo Brasil Export, Bruno Merlin. “Encerramos o Bahia Export, o 1º fórum estadual da história do Grupo Brasil Export, que tem mais de 20 anos tratando de infraestrutura, logística e transporte, mas essa união e as discussões continuam em prol do desenvolvimento econômico e da competitividade no mercado internacional”, conclui.
O Grupo Brasil Export tem como objetivo conectar a iniciativa privada e o Poder Público local a seus parceiros na região Nordeste e no Governo Federal para dinamizar o ambiente de negócios, atendendo às diretrizes de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social.
Foto Divulgação