Os estudantes do curso de Agroindústria do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) do Chocolate Nelson Schaun, localizado em Ilhéus, na fábrica-escola implantada pela Secretaria da Educação do Governo do Estado estão produzindo ovos de Páscoa e bombons de chocolate, para alunos de escolas do município.
Ao todo são produzidos mais de cinco mil bombons e 2,5 mil ovos com 45%, 56%, 61% e 70% de cacau. Eles já têm destino certo: serão entregues nas escolas infantis Cantinho do Recreio e Nova Jerusalém, na zona norte de Ilhéus. A escola indígena Tupinambá, em Olivença, também será contemplada.
“Nessa ação, estamos reunindo muitas coisas boas: o aprendizado dos estudantes, a solidariedade com as pessoas mais vulneráveis e um produto que faz parte da identidade da região, além da celebração da Páscoa. É um exemplo das diferentes oportunidades que nossa rede de ensino oferece, para dentro e fora da comunidade escolar, e uma demonstração, na prática, do que é educação integral”, ressaltou a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro.
Capacitação
A atenção à qualidade da produção do chocolate nacional tem sido o objetivo das ações da Secretaria. Investir em capacitação profissional auxilia na contratação em postos de trabalho de estudantes recém formados e com isso o sul da Bahia se consolida como polo do chocolate, com marcas premiadas no Brasil e no Exterior.
Outra ferramenta de promoção é a área cultural. Atualmente o remake da novela Renascer, da Rede Globo, trouxe de volta o universo do Cacau para todo o Brasil.
Foto Daniel Thame/GovBr