Estado levará bloco ‘Oxe, Me respeite!’ para folia

Você está visualizando atualmente Estado levará bloco ‘Oxe, Me respeite!’ para folia

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) colocará nas ruas 100 agentes para as ações de fiscalização, sensibilização e acolhimento das foliãs vítimas de abuso. Em programação anunciada na noite de terça-feira (23), a pasta revelou que também promoverá o bloco Oxe, Me respeite!, que desfilará no domingo da festa de momo com a mensagem de que folia não combina com misogenia.

“Misoginia é ódio, é violência, é desrespeito, principalmente para nós mulheres”, resumiu a secretária da SPM, Elisângela Araújo. “Esse ano, temos um Carnaval bem mais pujante, e estamos trabalhando com este foco desde agosto, nos reunindo com todos os parceiros envolvidos e ouvindo as pessoas”, acrescentou ela. Vão ser instaladas duas tendas: uma em Ondina e outra na Praça Municipal, em frente à Câmara de Vereadores, para atendimento das vítimas.

O Carnaval 2024 tem início oficial na segunda semana de fevereiro, precisamente no dia 8. Também vinculada ao governo estadual, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) estará com postos fixos de atendimento às vítimas de racismo e intolerância religiosa no Circuito Dodô e outro no Plantão Integrado, na Carlos Gomes, das 10h às 22h.

“O Carnaval é a maior vitrine da cultura da Bahia para o mundo, atraindo turistas pela grandeza e diversidade. Vamos trabalhar para assegurar que nenhuma pessoa tenha os seus direitos humanos violados, seja vítima de racismo ou intolerância religiosa”, afirmou a titular da Sepromi, Ângela Guimarães. A pasta apresentará o Trio das Pretas, uma parceria com a Bahiagás e outras instituições durante a Mudança do Garcia, na segunda-feira da festa (12).

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, contou que a Seades vai integrar campanhas de proteção de crianças e adolescentes, a exemplo da prevenção ao trabalho e à exploração sexual infantil.

Entre as ações da Seades estão o programa Corra Pro Abraço, com atendimento multidisciplinar às pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas e estão em situação de rua ou vulnerabilidade social. “Faremos o Carnaval da Bahia com garantias de direitos a todos os que participam da festa, e também com uma programação ampla para baianos e turistas”, completou Fabya.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Compartilhe:

Deixe um comentário