Entregas em Itabuna ampliam assistência à saúde no Sul da Bahia

Você está visualizando atualmente Entregas em Itabuna ampliam assistência à saúde no Sul da Bahia

Pacientes atendidos por meio Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Calixto Midlej Filho, unidade da Santa Casa de Itabuna, terão à disposição, a partir desta quinta-feira (25), 42 leitos requalificados do Pavilhão Francisco Ferreira. A entrega do espaço foi realizada com a participação da titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Roberta Santana. Também em Itabuna, foi inaugurado o novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e requalificação do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Sul.

Com recursos de R$ 615 mil do Governo do Estado, todos os leitos foram equipados com centrais de ar-condicionado. A Santa Casa também investiu na substituição das redes elétrica e hidráulica dos leitos, do corredor e do posto de medicação do Pavilhão Francisco Ferreira. A unidade ainda recebeu novo piso em manta e teve o telhado substituído.

A secretária Roberta Santana destacou que este é mais um compromisso do Governo do Estado na garantia de assistência à saúde. “Aqui, a população de 22 municípios da região encontra uma assistência de qualidade pelo SUS. A Secretaria da Saúde do Estado mantém um investimento de R$ 48 milhões para os moradores terem acesso aos serviços das três unidades mantidas pela Santa Casa de Itabuna”, afirmou.

“É um ambiente pensado para proporcionar um conforto ainda maior para os pacientes e acompanhantes, visando também condições dignas de trabalho para os profissionais. Essa obra é resultado da parceria que a nossa instituição estabeleceu com o município de Itabuna e o Governo da Bahia. A requalificação e reabertura desses leitos é uma conquista para o povo de Itabuna e região”, afirma o provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece.

Hospital de Base

Para o ambulatório do Hospital de Base, o Governo do Estado destinou R$ 281 mil em equipamentos e mobiliário. São dez consultórios dedicados ao atendimento de especialidades como ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e urologia. Esse é mais um investimento do Governo do Estado na unidade, que em março de 2025 recebeu da Sesab mais de R$ 56,3 milhões para ampliação e equipamentos. A unidade é referência macrorregional para 22 municípios da região.

Ainda em Itabuna, Roberta Santana fez a entrega das novas instalações da Base de Itabuna do (NRS) Sul. Para a requalificação do espaço foram investidos cerca de R$ 2,6 milhões na readequação da sua estrutura física, beneficiando os profissionais que atuam na unidade e também a população que busca serviços no local, como atendimento farmacêutico. A ação faz parte de um plano da Sesab de requalificar as instalações das sedes dos nove NRS, além das sedes das Bases Regionais de Saúde.

Fonte: Ascom/Sesab

Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab

Compartilhe:

Deixe um comentário