Em quinta queda seguida, endividamento das famílias vai a 76,6%

Você está visualizando atualmente Em quinta queda seguida, endividamento das famílias vai a 76,6%

Em consequência da melhoria de condições econômicas do país, a taxa de endividamento das famílias caiu 0,5% em novembro. Foi o quinto recuo seguido. Ainda assim, cerca de 76,6% dos brasileiros afirmaram ter dívida a vencer no cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, pré-datado, prestações e outras.

Os números são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, aponta como um dos fatores para o atual cenário a maior contratação de pessoal esperada neste período de fim de ano. “(indica que) Menos pessoas estão recorrendo ao crédito, pois estão conseguindo arcar com as dívidas correntes”, explicou.O cartão de crédito continua sendo a principal fonte das dívidas – 87,7% do total.

O índice de famílias inadimplentes diminuiu em novembro. “A queda, embora ainda pequena, traz um importante indício de eficácia do programa Desenrola”, afirmou o economista-chefe da CNC e responsável pela Peic, Felipe Tavares.

O percentual alcançou 29% – menor patamar desde junho de 2022. “O número de pessoas que afirmaram não ter condições de pagar dívidas de meses anteriores recuou para 12,5%”, afirmou o pesquisador.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Compartilhe: