O varejo tem muito o que comemorar com a data do Dia dos Pais. Tanto lojas físicas como e-commerce contabilizaram aumento em vendas. Os dados foram apurados entre os dias 5 e 11 de agosto, com aumento de 5,5% comparado ao mesmo período de 2023, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
O faturamento do comércio de lojas fisicas aumentou 5,6%, ao passo que o e-commerce teve alta de 4,0%. Os grandes destaques foram os segmentos de Móveis, Eletro e Departamento (8,0%) e Cosméticos e Higiene Pessoal (4,2%).
As vendas dos demais setores do varejo subiram 6,5%. Todas as regiões do país apresentaram crescimento nas vendas. O Sul cresceu 10,9%, a seguir a região Norte com 6,9%. Logo aparecem Sudeste (5,5%), Centro-Oeste (2,5%) e Nordeste (1,8%).
E-commerce
A plataforma de e-commerce Nuvemshop movimentou nas pequenas e médias empresas R$ 264 milhões entre 12 de julho e 11 de agosto, represetando um aumento de 36% em comparação a 2023. Também foi apurado que foram vendidos 4 milhões de produtos, trazendo alta de 25%, e o valor médio por compra alcançou R$ 246,30. Cerca de 24% de todas as vendas do e-commerce no período foram geradas pelas redes sociais, e grande destaque para o Instagram, respondendo por 89%.
Foto Rovena Rosa/ Agência Brasil