Cresce o número de empreendedores no país

Você está visualizando atualmente Cresce o número de empreendedores no país

 

Agostinho Varandas

Professor de empreendedorismo do curso de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio

Ao abordar a dinâmica da geração de empregos formais, as micro e pequenas empresas são importantes para a economia brasileira, além de serem responsáveis ​​por mais da metade das oportunidades profissionais do país. Um dos destaques é que os empreendimentos desse segmento são menos propensos a demitir, pois operam com número menor de colaboradores.

O Microempreendedor Individual (MEI) pode contratar apenas um funcionário com remuneração de um salário-mínimo ou o piso da categoria, enquanto a Microempresa (ME) pode ter até nove pessoas no quadro de colaboradores no caso de empresas de comércio ou serviços, e até 19 profissionais, na indústria e na construção civil.

As Micro e Pequenas Empresas são responsáveis por 54% dos empregos no Brasil e fundamentais para a geração de renda. Elas representam 99% do total de empresas privadas, respondem por 27% do Produto Interno Bruto brasileiro e foram responsáveis por 78% das vagas com carteira assinada em 2021.

No primeiro semestre, deste ano, foram criadas 214.413 micro e pequenas empresas. Já no ano de 2022, o número de empresas abertas foi de 196.328. Esse avanço representa um aumento de 9,2% referente ao ano passado.

Vale lembrar que dos empregos formais registrados no Ministério do Trabalho pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 2,1 milhões vieram desses pequenos negócios.

A taxa de juros baixa auxilia no crescimento econômico, pois diminui os custos para as empresas investirem e para as famílias consumirem. Quando as taxas de juros são menores, as empresas têm que pagar menos para tomar dinheiro emprestado, o que facilita a expansão das operações. Com a redução da taxa de juros a demanda pode aumentar, o que pode favorecer o crescimento econômico do país.

Com a inflação mais sob controle, a previsão do mercado é que a taxa de juros caia dos atuais 13,25% para 12% no final de 2023.

 

O site Café com Informação ☕️ não se responsabiliza pelo conteúdo ou pela opinião dos articulistas que escrevem para a Coluna Ponto de Vista.

Foto Rovena Rosa/Arquivo Agência Brasil

Compartilhe: