O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) que realiza monitoramento das expectativas do setor produtivo na Bahia registrou 10 pontos em janeiro numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos. Assim confirma um cenário de Otimismo Moderado (intervalo acima de zero até 250 pontos).
De acordo com a SEI esta é a primeira pontuação positiva após 14 meses seguidos abaixo de zero. Janeiro foi especial na confiança do empresariado que registrou aumento em relação a dezembro (quando marcou -56 pontos) em comparação a janeiro de 2023 (registro de -191 pontos).
Quando comparado com o mês antecedente, confirma-se uma alta de 66 pontos – marcação suficiente para suplantar o recuo registrado em dezembro.
Quanto ao registrado um ano antes, o indicador aumentou 201 pontos, a terceira alta consecutiva nessa base comparativa.
Dessa forma, como sinaliza Luiz Fernando Lobo, integrante técnico da SEI, “o ano de 2024 começa com a perspectiva empresarial muito acima do que a do início do ano passado, ou seja, os empresários baianos percebem um cenário mais favorável hoje do que há um ano”.
Entretanto ele chama atenção que se trata-se apenas de uma indicação comportamental do mercado tomando por base indicadores atuais.
Em janeiro, somente um dos setores assinalou pontuação superior a zero: o segmento de Serviços, com 55 pontos. As demais pontuações foram: Agropecuária, -75 pontos; Indústria, -58 pontos; e Comércio, -8 pontos. Dessa forma, o setor de Serviços foi o de melhor resultado, enquanto a atividade de Agropecuária expôs o menor nível de confiança.
Foto Divulgação