Confiança do comércio caiu 1,9% no mês e 16,4% frente a 2022

Você está visualizando atualmente Confiança do comércio caiu 1,9% no mês e 16,4% frente a 2022



Índice que mede a confiança do empresário do comércio, o Icec teve baixa de 1,9% em novembro com relação ao mês anterior e 16,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio – responsável pelo indicador -, houve piora em todos os indicadores, apesar do clima positivo gerado pela Black Friday, ocorrida na sexta-feira passada (24), e pelo Natal.

Segundo o presidente da entidade, José Roberto Tadros, o cenário é de cautela quando considerada a expectativa para os próximos seis meses. Em novembro, a avaliação das condições atuais da própria empresa, da economia e para o setor teve declínio de 5,4%.

“Os juros ainda elevados e a possível majoração dos tributos, advinda da reforma tributária, por exemplo, são fatores que contribuem para um sinal de alerta para a atividade econômica do País”, adverte Tadros. As expectativas futuras tiveram avaliação melhor, mais ainda assim com negativo de 0,6%.


Seis em cada dez empresários percebem uma piora na atividade econômica e no desempenho das vendas, segundo o economista que realiza o levantamento do Icec, Felipe Tavares. “O cenário está crescendo a taxas decrescentes, ou seja, existem melhoras mensais, mas a taxa de crescimento é menor, comparada ao mês anterior”, avalia. A intenção de contratar cai seguidamente há três meses. Em novembro, a diminuição ficou em 1,1%.

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Compartilhe: