A advogada trabalhista e professora universitária Christianne Gurgel está oficializada como candidata ao preenchimento da vaga de Desembargador(a) do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, destinada à advocacia baiana. A relação dos 14 postulantes com pedidos de inscrição deferidos para o processo de formação da lista sêxtupla foi divulgada, na última quinta-feira (17), no Diário Eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA).
Ao longo de mais de 30 anos de carreira jurídica, Chris Gurgel construiu uma trajetória nas áreas trabalhista e de direitos humanos. Iniciou na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), em 2001, como presidente da Comissão de Direitos Humanos e chegou a vice-presidente no último triênio (2022-2024). Sua atuação inclui cargos de direção no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e na Associação Baiana da Advocacia Trabalhista (ABAT).
Para ela, o Quinto Constitucional é mais que um mecanismo de estruturação dos Tribunais, ele é fundamental, pois representa a abertura do Judiciário às experiências do cotidiano da advocacia. “Na busca da realização da justiça, a advocacia oxigena os Tribunais com a experiência que só essa profissão proporciona. Assim se consolida a visão plural da advocacia, do Ministério Público e da magistratura de carreira, o que reflete na busca do ideal justiça”, ressaltou.
Ao ser questionada sobre o que a credencia nesse processo eleitoral, Chris Gurgel respondeu com convicção que sua experiência profissional na área trabalhista, aliado ao magistério jurídico por mais de duas décadas, além de sua atuação institucional na OAB/BA e na comunidade jurídica falam por ela. “Esse legado me proporciona segurança para enfrentar os desafios do Judiciário, com apoio na minha experiência de vida, inclusive profissional, e minha formação técnica”, concluiu.
Foto Divulgação