A BYD vai dobrar os investimentos iniciais previstos para a implantação de sua fábrica de carros elétricos na Bahia. Agora os aportes subiram para R$ 5,5 bilhões com a inclusão de novos ajustes. O anúncio foi feito durante a visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues e representantes da Build Your Dreams (BYD) no Complexo Industrial Automobilístico de Camaçari.
Foram inspecionados os espaços que vão abrigar três unidades fabris da montadora chinesa e a previsão da conclusão das obras é até o final deste ano.
“Além da consolidação dos compromissos da BYD com a implantação da indústria em Camaçari, nós tivemos um aumento significativo do valor anunciado da última reunião para esta hoje. Hoje, a BYD anuncia 5,5 bilhões de reais nesta parte inicial da planta. Nós estamos falando de saída de 3 bi para 5 bilhões e meio. Portanto, quase o dobro do valor de investimentos”, ressaltou o governador Jerônimo Rodrigues.
Empregos
A expectativa é que sejam gerados mais de dez mil empregos, entre diretos e indiretos. “A cada mês que vocês vierem aqui, verão essa fábrica diferente. Vamos colocar, aqui, a mais alta tecnologia. Será uma das fábricas mais avançadas e modernas do mundo”, prometeu Stella Li, CEO Américas e vice-presidente global da BYD. Ela levantou a possibilidade de o presidente chinês, Xi Jinping, vir para o Brasil para a inauguração.
Serão produzidos chassis de veículos de passeio elétricos e híbridos, e de ônibus e caminhões elétricos. Também será processado lítio e ferro fosfato para exportação, a construção de um centro de pesquisa, para desenvolver um carro híbrido que utilize eletricidade e etanol na Bahia.
Instalação em 2024
Estão previstas três etapas para as obras da BYD. Na primeira, a fábrica vai abastecer o mercado automotivo com três modelos de veículos: hatch Dolphin e o SUV Yuan Plus e o híbrido Song Plus. A capacidade inicial se produção é de 150 mil unidades por ano.
Na segunda fase entra a etapa da indústria química, para processamento de lítio e ferro fosfato para beneficiamento e exportação de 100% da produção para a China. A terceira e última etapa será a fabricação de chassis para montagem e produção de ônibus e caminhões elétricos.
Fotos: Joá Souza/GOVBA