BYD inicia obras da fábrica

Você está visualizando atualmente BYD inicia obras da fábrica


Em cerimônia realizada no polo industrial de Camaçari, a multinacional chinesa BYD iniciou as obras para a instalação do complexo que produzirá os carros elétricos na Bahia. São 330 mil metros quadrados de área sem edificações que, com a segunda etapa do projeto, fará a reforma do antigo complexo da Ford.

O projeto tem um investimento de R$ 3 bilhões que inclui no portfólio veículos elétricos e híbridos de passeio, chassis de ônibus e caminhões elétricos a partir de 2025, e geração de 10 mil empregos diretos. Inclui ainda o processamento de lítio e ferro fosfato, que vão ser usados nas baterias dos veículos.

O governador Jerônimo Rodrigues e os secretários estaduais da Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento Econômico (SDE), Manoel Vitório e Ângelo Almeida, participaram da cerimônia e assinaram contrato de compra e venda do imóvel, pertencente ao Estado para a BYD. Na celebração também estiveram presentes o presidente da BYD Brasil, Tyler Li e Alexandre Baldy, conselheiro especial da companhia.

Descarbonização

O projeto de descarbonização por meio da transição energética é ponto forte pois vai mudar radicalmente a matriz energética dos veiculos nacionais.

“Estamos falando de 10 mil empregos e, ao mesmo tempo, empregos que descarbonizam o meio ambiente. E, além do mais, é a imagem do Brasil. Quando a BYD se instala na Bahia, em Camaçari, os carros que serão exportados deste local levarão a imagem e o nome de Camaçari. Muita gente virá a Camaçari para fazer negócio, para conhecer a planta, entender como funciona. Precisamos reconceituar os polos industriais do Brasil, principalmente aqueles que tinham e têm ainda uma base muito carbonizada. Então, o Governo do Estado também voltará a Camaçari para dar ordens de serviços, licitar obras, dirigidas ao povo de Camaçari, mas muitas delas em função dos investimentos da BYD”, expôs Jerônimo Rodrigues.

Fotos: Matheus Landim/GOVBA


Compartilhe:

Deixe um comentário