O turismo brasileiro encerrou os primeiros seis meses do ano com a marca de quase 3,6 milhões de turistas internacionais visitando destinos brasileiros. O número representa 9,7% a mais que o mesmo período de 2023 e 1,9% acima do que foi registrado em 2019. A expectativa é que 2024 termine com uma marca que supere o recorde de 2018, quando teve o registro de 6,6 milhões. Os dados foram apresentados pelo Ministério do Turismo, juntamente com a Embratur e a Polícia Federal.
“Chegamos na metade do ano com a conquista de 50% de nossa meta de 7 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil, o que será um recorde histórico. Estamos há anos nos seis milhões e, como resultado de todo o trabalho que vem sendo feito, vamos romper essa barreira”, comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
A via aérea é a principal porta de entrada para os viajantes vindos de outros países (2.234.033), seguida da terrestre (1.218.172), marítima (98.074) e fluvial (46.960).
O Ministério do Turismo adiantou em entrevista que, para fortalecer o setor e ampliar a presença de estrangeiros no Brasil, aparece a necessidade da melhoria da infraestrutura turística. Em 2023, o MTur financiou 510 obras, como a reforma de orlas, a pavimentação de vias e a construção de centros de eventos, que receberam um investimento federal de R$ 380 milhões. Nos seis meses deste ano, já são 225 empreendimentos que contaram com aportes de R$ 146,3 milhões do MTur.
Outra ação tem sido a ampliação da malha aérea internacional, com a conquista de novos voos para destinos inéditos, além da ampliação da frequência em rotas já realizadas.
O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), lançado neste ano em parceria com a Embratur e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), alcançou, já como resultado do primeiro edital, um aumento de 70 mil assentos em voos estrangeiros com destino ao Brasil, entre outubro deste ano e março de 2025.
“Na Embratur, estamos trabalhando com novas ferramentas que estão dando resultado na atração de voos internacionais, e estratégias vitoriosas de promoção dos destinos brasileiros, com uso de inteligência de dados que nos permite oferecer a experiência perfeita para cada diferente perfil de turista estrangeiro. Isso tem se convertido em chegada de mais turistas, que estão consumindo cada vez mais em nosso país, o que significa geração de mais emprego e renda, que é o nosso grande objetivo”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A participação ativa em eventos internacionais estratégicos de promoção dos destinos brasileiros e voltados à captação de investimentos veio com força total nesta gestão do ministério e já se traduz em resultados expressivos.
Com relação aos investimentos estrangeiros, foram US$ 45 milhões em empreendimentos das atividades turísticas somente nos três primeiros meses do ano, resultando em um incremento de mais de R$ 232 milhões na economia nacional. Um aumento de 125% e relação a 2023, quando o país atraiu US$ 20 milhões.
Foto e informações ascom MTur
Foto Tania Rego/Agência Brasil