O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa) conquistou o “Protocolo de Equivalência dos Sistemas de Inspeção de Carnes”, também conhecido como “pre-listing”, que facilita as exportações brasileiras de carnes bovina, suína e de aves para o Egito.
Na última missão ao Cairo, em novembro do ano passado, o Mapa, avançou na conquista deste protocolo, com a abertura do mercado de pescados e derivados.
“O ‘pre-listing’ reflete o alto grau de confiança no controle sanitário brasileiro, especialmente no Serviço de Inspeção Federal (SIF), cuja excelência é reconhecida por mais de 150 países importadores. O Egito, um dos seis maiores importadores mundiais de carne bovina do Brasil, e líder na importação de carne de aves do nosso país”, afirmou Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.
Em 2023, o Brasil exportou para o Egito mais de US$ 1,7 bilhão em produtos. Destes US$ 384 milhões, ou 22%, foram carnes, cerca de mais de 130 mil toneladas exportadas, sendo visto como resultado da coordenação entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Mapa.
Foto CNA/Wenderson Araújo/Trilux/ Divulgação