BNDES homenageia professora Maria da Conceição Tavares

Você está visualizando atualmente BNDES homenageia professora Maria da Conceição Tavares

A professora Maria da Conceição Tavares foi homenageada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante o evento “Mulheres em Ação: Transformando Realidades, Desenvolvendo o Brasil”, promovido pelo Banco, dentro das celebrações do Dia Internacional da Mulher, comemorado na última semana.

Maria da Conceição Tavares é considerada uma das mais importantes economistas do Brasil e da América Latina, com relevante atuação no cenário político nacional. Ela é matemática, professora (Unicamp e UFRJ) e escritora, completa 94 anos no próximo dia 24 de abril. A professora e amiga Hildete Hermes de Araújo (UFF), a representou na homenagem .

Durante a homenagem houve a exibição de um vídeo falando da trajetória de Maria da Conceição Tavares. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, contou sua experiência pessoal na preparação de uma das teses da economista e falou sobre suas contribuições para o debate econômico do país.

“Ela foi muito importante para minha geração, para a luta pela democracia, para a discussão de um projeto nacional de desenvolvimento. Ela sempre foi um exemplo em várias dimensões. Então para mim é uma emoção e uma honra estar aqui fazendo esse evento no BNDES, que foi uma casa que ela entrou em 1958. Ela tem tudo a ver com a história do Banco. Foi aqui que ela se formou. A Conceição era, acima de tudo, uma intelectual. Orgânica, como ela gostava que fosse reconhecida. O que me chamou sempre a atenção foi sua integridade intelectual. Ela sempre foi muito coerente com as coisas que verdadeiramente acredita”, afirmou.

Foto Rossana Fraga/Agência BNDES

Compartilhe:

Deixe um comentário