O BNDES assinou contrato de financiamento de R$ 200 milhões com a Nexa Recursos Minerais via programa BNDES Crédito ASG, para melhoria de indicadores sociais e ambientais. A operação segue o conceito de linked-loan (empréstimo vinculado), em que as condições do financiamento podem melhorar de acordo com o cumprimento de contrapartidas de sustentabilidade pela companhia.
Como a Nexa atua no setor de mineração e metalurgia, foi estabelecido, que a empresa deve obter o selo ouro no padrão internacional GHG Protocol, utilizado pelas empresas para divulgação de suas emissões de gás de efeito estufa. Para alcançar a certificação, a Nexa deverá cumprir o ciclo de participação e publicar seu inventário de emissões decorrentes da atividade da empresa e de seu consumo de energia no Registro Público de Emissões, plataforma desenvolvida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol com verificação feita por órgão acreditado pelo Inmetro.
Entre as contrapartidas pactuadas com o Banco, estão ainda a elaboração de uma política de responsabilidade socioambiental que contemple a política de investimento social com foco em educação e diversidade, a publicação de relatório de sustentabilidade e a obtenção de uma certificação em responsabilidade social para unidade da Nexa localizada em Três Marias (MG).
“O apoio ao projeto está em sintonia com a prioridade conferida pelo governo do presidente Lula à neoindustrialização brasileira, estimulando o aproveitamento de minerais estratégicos para a descarbonização da economia”, avalia o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, “com o financiamento à Nexa, o primeiro de crédito ASG para uma companhia do setor de mineração, o BNDES ajuda a induzir uma retomada da atividade industrial em bases mais sustentáveis, alinhada à agenda do clima e à nova política industrial, capaz de gerar empregos e renda no país”.
Foto Leo Drumond Agência Nitro/Agência BNDES