Banco do Brasil vai testar pagamentos offline com Drex

Você está visualizando atualmente Banco do Brasil vai testar pagamentos offline com Drex


O Banco do Brasil vai testar uma solução tecnológica para a realização de pagamentos offline com o DREX. A ferramenta já foi usada em Gana e na Tailândia. Fruto de acordo de cooperação técnica com a empresa Giesecke+Devrient Currency Technology (G+D). Desta forma será usado o Drex, versão digital do real para pagamentos offline.

A G+D é uma empresa global atua com soluções em segurança digital, plataformas financeiras e tecnologia monetária. Também está presente no desenvolvimento de projetos mundiais de moedas digitais de Bancos Centrais. O acordo pretende desenvolver soluções adaptadas à realidade brasileira para transações com o Drex sem internet, e ainda complementar as transações com dinheiro, cartões e Pix. O Banco do Brasil acredita que a solução de pagamento offline ajudará na exploração de novas utilizações para o Drex.

A partir dos testes será possível desenvolver modelos de uso da moeda digital criptografada para uso em pequenas compras no comércio, pagamentos de serviços e mesada, por exemplo.

O uso do Drex para pessoas com dificuldade de acesso à internet, segundo prevê o Banco do Brasil, diz respeito a inclusão financeira. Pessoas sem contas bancárias podem carregar carteiras digitais em um dispositivo, que pode até ser um acessório como pulseira ou anel, e fazer transações seguras em comércios locais. As transferências dos dados criptografados entre as contas são garantidas pelo protocolo de segurança criado pela G+D.

Foto Rafa Niedemeyer /Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário