O governo da Bahia promove a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cecti) da Bahia até amanhã(5/4). Esta edição do Cecti reúne 300 representantes de diversas regiões do Estado para discutir políticas públicas. O evento, busca ouvir as demandas das diversas regiões, visando fortalecer a construção de uma política pública de inovação e tecnologia voltada para a inclusão e a criação de oportunidades.
Com o tema ‘Por uma Bahia mais inovadora’, esta edição da Cecti é considerada uma das maiores do Brasil em termos de mobilização e diversidade. Os representantes participarão de painéis dedicados a cada um dos quatro eixos temáticos, nos quais especialistas conduzirão debates visando propor recomendações para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) 2024-2030.
O chefe de gabinete da Secti, Marcius Gomes, diz que a Bahia dá um passo importante ao produzir uma das maiores conferências do país com essa temática: “esse evento representa não apenas uma oportunidade para discutir políticas públicas, mas, também, um marco na promoção do diálogo e da representatividade no setor de ciência, tecnologia e inovação”.
Edson Valadares, coordenador-geral da 5ª Cecti, ressalta a relevância dessa conferência no desenvolvimento de ações para uma Bahia mais inovadora: “é um espaço crucial para reunir diferentes atores e promover discussões que impulsionem políticas de ciência, tecnologia e inovação no estado, alinhadas com as demandas da sociedade e as necessidades do desenvolvimento regional”.
Fotos: Thuane Maria/GovBa