Bahia Pesca apoia Colônia Z-1 na organização da Festa de Iemanjá

Você está visualizando atualmente Bahia Pesca apoia Colônia Z-1 na organização da Festa de Iemanjá

A Colônia de Pescadores Z-1 do Rio Vermelho, situada em Salvador, conclui nesta sexta-feira, 31, os prepatativos finais para realizar um dos mais aguardados eventos do ciclo de festas de largo da Bahia: a Festa de Iemanjá.

Tradicionalmente, a festa é realizada todo dia 2 de Fevereiro, na Praia de Santana, onde milhares de pessoas vestidas de branco levam flores e outras oferendas para a Rainha do Mar. Todavia, o presidente da Colônia Z-1, Nilinho Garrido, observa que a crescente popularidade da festa vem exigindo uma antecipação do planejamento por parte de seus organizadores. “Não é mais só dia dois, né? É dia primeiro também. Cada ano que passa, junta mais gente. E nesse ano vai ter mais gente ainda, com certeza, por ser o dia 1º no sábado e o Dia 2 no domingo”, argumenta.

Para continuar fazendo frente ao desafio de receber os mais de 700 mil devotos que são aguardados e entregar as centenas de balaios de oferendas que eles deixam para Iemanjá, os Pescadores da Colônia Z-1 contam com uma parceria fundamental, a Bahia Pesca.

Este ano, somente para a Festa de Iemanjá, a empresa vinculada à Secretaria de Agriucultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (SEAGRI) foi responsável pela distribuição de 1.500 camisas personalizadas e de mais 100 camisas com proteção UV (proteção solar) para os pescadores membros da organização do evento.

Pelo terceiro ano seguido, o barco Rio Vermelho, encarregado de entregar as oferendas a Iemanjá, será comandado pelo coordenador de pesca artesanal da Bahia Pesca, o biólogo e pescador José Roberto Pantaleão.“Essa parceria é fundamental tanto para a Colônia Z-1, que vive uma fase de reconstrução, quanto para a Bahia Pesca, no atendimento de um público-alvo muito importante, que são os pescadores urbanos”, destacou Pantaleão, que já foi presidente da Z-1.

O presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, pontua que a parceria com a Colônia Z-1 não se restringe ao 2 de fevereiro. “É uma parceria que acontece durante o ano inteiro, com ações de fomento ao consumo de peixes e frutos do mar, como a da Semana do Pescado, por exemplo. E é uma parceria que vai além da Bahia Pesca, estendendo-se a outros órgãos do Estado que também apoiam a organização da Festa de Iemanjá, como as Secretarias de Cultura e de Turismo e a Conder”, destacou.

NOVIDADES PARA 2026
A Bahia Pesca também atua como interlocutora do Governo do Estado da Bahia para realizar uma das mais importantes demandas da Colônia de Pescadores Z-1, que é reforma da estrutura física da sede da entidade, onde fica a Casa de Iemanjá. Segundo Nilinho Garrido, a empresa auxiliou a entidade a promover a regularização de sua documentação e a próxima fase será a elaboração do projeto executivo das novas instalações. “Ano passado o governador Jerônimo Rodrigues nos prometeu, na mesa dele, que ia fazer a reforma da Colônia. E esse ano a gente está dando continuidade. Nós já estamos no caminho certo, a Colônia está regularizada, tudo em dia, e agora já está na formulação do projeto com a Bahia Pesca. Com certeza, vai melhorar”, finalizou Nilinho.

Foto: Seagri BA

Compartilhe:

Deixe um comentário