Azerbaijão e Brasil sediarão as próximas edições da COP sobre Mudanças Climáticas

Você está visualizando atualmente Azerbaijão e Brasil sediarão as próximas edições da COP sobre Mudanças Climáticas

Azerbaijão e Brasil sediarão as próximas edições da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, COP. O anúncio foi feito pelo presidente da COP 28, o Sultão Al Jaber, que anunciou a cidade de Baku, no Azerbaijão, como sede da COP 29 e, Belém, no Pará, que sediará o encontro em 2024. O presidente Lula considera a escolha como estratégica, já que as discussões se realizarão “no coração da Amazônia”. O anúncio aconteceu em Dubai (Emirados Árabes Unidos).

“Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito. Outra é discutir a Amazônia em Berlim. Outra é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. A questão indígena vendo os indígenas. A questão dos povos ribeirinhos vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem”, disse Lula

Na visão de Lula, discutir a COP 30 no Brasil permite, ampliar o foco sobre as necessidades da Amazônia, mostrando a floresta para o mundo e apresentar as ações do Governo Federal para a proteção do bioma, além de produzir conhecimento às demais nações do planeta sobre a região.

 

Diálogos Amazônicos – Também foi realizado em 2023 os “Diálogos Amazônicos”,  na capital paraense. O evento teve a participação dos países da América do Sul que abrigam a floresta : Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. As tratativas envolveram conversas sobre os desafios de preservação e cuidados com o bioma. Participaram representantes do Congo, da República Democrática do Congo e da Indonésia, outros países com extensas florestas tropicais, para que as nações estabelecessem diálogos e consensos do que precisa ser debatido nos fóruns internacionais em torno do tema.

Para Lula discutir a questão climática envolve a participação do Brasil e a atual discussão sobre a transição energética.

A preparação para Belém sediar a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas é tratado pelo planalto há seis meses e o governo federal realizou ações conjuntas com o governo paraense para dotar a cidade de condições para a COP 30.

Foto: Ricardo Stuckert /PR

Compartilhe: