Reforçando seu compromisso com o diálogo e com a proteção do consumidor, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) promove nos dias 7 e 8 de novembro de 2023, em Brasília (DF), a 19ª edição do Seminário Febraban de Relacionamento com o Consumidor – Semarc Nacional 2023. Neste ano, o tema é “15 anos da Autorregulação Bancária, avanços e desafios na proteção e defesa do consumidor bancário”.
No formato híbrido, o evento terá o encontro presencial para convidados e será aberto à imprensa, com transmissão ao vivo pela plataforma Febraban Tech. Para assistir à transmissão, basta abrir a página. Não há necessidade de fazer cadastro para acessá-la.
A abertura do evento, no dia 7/11, às 14h, contará com a presença do secretário nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Wadih Damous e da chefe do Departamento de Supervisão de Conduta (Decon) do Banco Central do Brasil, Juliana Mozachi Sandri. O presidente da Febraban, Isaac Sidney, fará a abertura de maneira remota.
Nos dois dias de evento, representantes dos órgãos de proteção do consumidor, do Banco Central e de instituições financeiras debaterão temas como “O Guia de Boas Práticas da Autorregulação e o tratamento voltado ao público vulnerável pelo setor bancário”, “Semarcs regionais e a construção de boas práticas conjuntas voltadas ao aperfeiçoamento do atendimento do consumidor”; “Educação financeira – estratégias para capacitar o consumidor bancário em um mundo digital”; “Inteligência artificial na jornada do consumidor”, entre outros.
Entre os palestrantes, participam o chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil, Luis Gustavo Mansur Siqueira; o ex-diretor do DPDC, atualmente presidente do Instituto de Pesquisas Jurídicas e Sociais (IPJUS– IDP), Ricardo Morishita; a presidente da Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e coordenadora do Procon Santa Maria/RS, Márcia Moro; o superintendente do Procon Estadual de Tocantins, Rafael Parente; a superintendente do Procon Paraíba e secretária da Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL), Késsia Liliana; a diretora do Procon Estadual do Paraná, Claudia Silvano; o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, e o presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé.
Informações Febraban
Foto Marcello Casal Junior/ Agência Brasil