Aumenta confiança da industria aponta CNI

Você está visualizando atualmente Aumenta confiança da industria aponta CNI

A Confederação Nacional das Indústrias, CNI, apresentou o resultado do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), no qual 21 de 29 setores da indústria estão confiantes, ao passo que apenas oito setores registram o contrário. A pesquisa da CNI ouviu 1.985 empresas, sendo 814 de pequeno porte, 710 de médio porte e 461 de grande porte, entre os dias 1º a 13 de novembro.

Os setores que se mostraram mais confiantes são: Farmoquímicos e farmacêuticos, Manutenção e reparação, Veículos automotores e Extração de minerais não-metálicos. Já os oitos setores sem confiança estão: Couros e artefatos de couro, Produtos minerais não-metálicos, Equipamentos de informática e Produtos de borracha.

O ICEI Setorial identificou que entre outubro e novembro os setores que apresentaram falta de confiança mudaram sendo eles: Serviços especializados para a construção, Metalurgia, Produtos de metal, Calçados e suas partes, Celulose e papel e Obras de infraestrutura.

“Ao longo de todo o ano, a maior parte dos setores vem mostrando confiança, mas ela vem oscilando, sem se consolidar em um patamar mais elevado”, analisa o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Confiança avançou nas PMES

A confiança aumentou para as pequenas e médias empresas, porém caiu nas grandes indústrias na passagem de outubro para novembro. No entanto, em novembro, o ICEI das pequenas ficou em 49,9 pontos bem próximo de cruzar os 50 pontos e o que representa um “estado neutro”, onde não há confiança nem a falta dela.

Foto Arquivo EBC

Compartilhe: