Em dezembro, Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE subiu 2,6 pontos. A marca de 95,3 pontos, além de ser a melhor do ano, é a mais alta desde outubro de 2022 (95,7 pontos).Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria atingiu 81,2%, 0,3 ponto percentual maior do que em novembro.
No último mês do ano, a confiança foi maior em 13 dos 19 segmentos industriais pesquisados. O Índice Situação Atual (ISA) avançou 1,4 ponto, e o Índice de Expectativas (IE) subiu 3,8 pontos, fechando o ano em 94,7 pontos e para 95,9 pontos, respectivamente.
“A alta de dezembro reflete a percepção de melhora dos empresários em relação a situação atual, reflexo de um aumento gradual da demanda e pelo movimento de redução no nível dos estoques que começam a se reaproximar do nível neutro”, observa o economista do instituto da FGV, Stéfano Pacini. O especialista avalia que a redução dos juros e da inflação e o resultado positivo do mercado de trabalho sustentam uma melhora nas expectativas futuras.
Foto: reprodução Portal da Indústria