Texto e foto Alessandra Nascimento/Café com Informação
O vereador licenciado de Salvador, Augusto Vasconcelos, assumiu na manhã desta terça, 7, no auditório Zezeu Ribeiro, o comando da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda e Esporte da Bahia. O auditório, lotado, tinha presença de partidários e a classe política saudando o novo secretário que assume o cargo com a missão de dar continuidade ao processo de inovação produtiva em meio a transição energética. Executivos da BYD, representantes das Federações Empresariais marcaram presença.
Augusto Vasconcelos recebeu o bastão de Davidson Magalhães que aproveitou a ocasião para tecer elogios e destacar os feitos de sua gestão na área da geração de emprego e renda. “Estou ciente de que será dada continuidade ao nosso trabalho. Augusto Vasconcelos é da força sindical. Presidiu o sindicato dos bancários e é um homem comprometido “, disse.
Em seu discurso de posse Vasconcelos retribuiu os elogios e lembrou de sua origem e da entrada ao PCdoB. Ele recordou os momentos que passou com a saúde do filho e agradeceu as orações e vibrações em nome da família.
Vasconcelos fez questão de dizer que recebeu do governador Jerônimo Rodrigues uma missão e agradeceu a confiança da militância. “Toda a minha trajetória é do movimento sindical. “A única coisa que possuímos para sobreviver é a nossa força física e intelectual. Precisamos acabar com a desigualdade e é nesse intuito que estar à frente de uma Secretaria, com os limites institucionais orçamentários, com as questões legais, levamos em conta essa dimensão para que levemos em consideração a necessidade de transformar a realidade”, cita.
Vasconcelos lembrou a importância da articulação da cultura com o turismo e o fortalecimento da ancestralidade. Citou a política pública e a economia solidária como referências.
“É preciso incluir pessoas, fortalecer cadeias produtivas, assegurar que os arranjos produtivos locais se conectem com o comércio, com o mercado, inclusive com a exportação o trabalho da setre na economia solidária”, frisa. Ele destacou o festival nordestino da economia solidária em apoio com os consórcios dos governadores do estado dos estados da região como mecanismo de distribuição de renda equitativa sustentável, respeitando o trabalho decente e assegurando oportunidades iguais para todas as pessoas.
Na parte esportiva citou resultados da Bahia e o alto rendimento dos atletas tanto nas olimpíadas como nas paraolimpíadas e o apoio governamental para as conquistas.
“Nós vamos impulsionar, sob a liderança do nosso querido Vicente Neto que foi ministro de estado e assinou inclusive uma lei nacional que trata dos atletas do paradesporto e que eu tive a honra também de assinar a lei localmente aqui de Salvador quando aprovamos na Câmara Municipal contemplando a inclusão através do esporte”, recorda. Vasconcelos se comprometeu dizendo que essa seria uma das marcas de sua gestão e também a interiorização ampliando a atuação da Secretaria, fortalecendo os vínculos com as pessoas que já fazem parte, mas atraindo novos parceiros e parceiros para produzir uma política pública que leva em consideração os limites orçamentários e a responsabilidade com as questões fiscais com audácia e generosidade mas também com a pitada de ousadia para dialogar estrategicamente.
“Tenham a certeza que nós vamos levantar essa chama e mantê-la erguida no intuito de assegurar que a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes esteja a serviço do nosso do povo baiano”.