Buscando impulsionar as exportações de setores compatíveis com a floresta, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) convida empresários da região Norte para o lançamento do Programa Exporta Mais Amazônia. O evento ocorrerá em Rio Branco (AC), entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. As inscrições estão abertas até 27 de outubro.
Para maximizar o potencial econômico das cadeias produtivas amazônicas, a ApexBrasil selecionará 60 empresas do Norte para participarem de rodadas de negócios com até 30 compradores internacionais. O foco das reuniões será a exportação de seis produtos agropecuários da região: açaí, cacau & chocolate, castanha do Brasil, peixes amazônicos, carnes bovina, suína, de frango & ovos. Será a oportunidade para os empresários apresentarem sua oferta exportadora e realizarem vendas internacionais.
O Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, lembra que os produtos compatíveis com a floresta representam um mercado de cerca de U$ 200 bilhões no mundo, do qual o Brasil ainda participa com menos de 1%. “Nosso objetivo é conscientizar empresas da região Norte das vantagens da exportação, para que mais empresários prepararem-se para o mercado internacional. O mundo precisa ver que ao comprar um produto da Amazônia, está contribuindo para manter a floresta de pé”, acrescenta Viana.
A programação começará no dia 27, com um painel de alto nível, com autoridades e especialistas. Já nos dias 28 e 29, serão realizadas as rodadas de negócios. Empresários da região interessados em participar do Programa podem se inscrever aqui.
O Exporta Mais Amazônia conta com o apoio de projetos realizados em parceria entre a ApexBrasil e entidades do agronegócio: o Agro.BR, em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); o Brazilian Beef, com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC); e o Brazilian Pork e Brazilian Poultry, com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Como participar
Para participar das rodadas de negócios, que acontecerão nos dias 28 e 29, os interessados devem atender a alguns requisitos: possuir registro CAE-PF ou CNPJ registrado na região Norte, ter Cadastro Geral de Classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CGC/MAPA) (para cacau e castanha), contar com aprovação do Serviço de Inspeção Federal (para carnes e pescado) e ter calculados os preços de exportação em FOB (free on board ou livre a bordo, em tradução livre).
Dos inscritos, 60 empresas terão a oportunidade de estabelecer relações comerciais com compradores internacionais. Empresas que tenham participado do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) ou do Agro.BR, que promovam a liderança feminina, tenham material de divulgação em língua estrangeira, tenham certificação ou tenham um histórico de exportação terão vantagem na classificação.
Sobre o Exporta Mais Amazônia
O Programa Exporta Mais Amazônia é uma iniciativa da ApexBrasil voltada para segmentos produtivos compatíveis com a floresta. Ele inclui atividades de promoção comercial e iniciativas voltadas à melhoria no ambiente de exportação – incluindo um forte engajamento com empresas da Amazônia brasileira. O Programa incluirá, entre outros, o estabelecimento de estandes “Amazônia” em feiras internacionais e as Mesas Executivas de Exportação – projeto em que a ApexBrasil, instituições parceiras e empresas identificarão, priorizarão e buscarão corrigir entraves à exportação de setores econômicos da Amazônia.
Fonte: ApexBrasil