ApexBrasil está com inscrições abertas para Programa que impulsionará as exportações da região Norte

Você está visualizando atualmente ApexBrasil está com inscrições abertas para Programa que impulsionará as exportações da região Norte

 

Buscando impulsionar as exportações de setores compatíveis com a floresta, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) convida empresários da região Norte para o lançamento do Programa Exporta Mais Amazônia. O evento ocorrerá em Rio Branco (AC), entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. As inscrições estão abertas até 27 de outubro.

Para maximizar o potencial econômico das cadeias produtivas amazônicas, a ApexBrasil selecionará 60 empresas do Norte para participarem de rodadas de negócios com até 30 compradores internacionais. O foco das reuniões será a exportação de seis produtos agropecuários da região: açaí, cacau & chocolate, castanha do Brasil, peixes amazônicos, carnes bovina, suína, de frango & ovos. Será a oportunidade para os empresários apresentarem sua oferta exportadora e realizarem vendas internacionais.

O Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, lembra que os produtos compatíveis com a floresta representam um mercado de cerca de U$ 200 bilhões no mundo, do qual o Brasil ainda participa com menos de 1%. “Nosso objetivo é conscientizar empresas da região Norte das vantagens da exportação, para que mais empresários prepararem-se para o mercado internacional. O mundo precisa ver que ao comprar um produto da Amazônia, está contribuindo para manter a floresta de pé”, acrescenta Viana.

A programação começará no dia 27, com um painel de alto nível, com autoridades e especialistas. Já nos dias 28 e 29, serão realizadas as rodadas de negócios. Empresários da região interessados em participar do Programa podem se inscrever aqui.

O Exporta Mais Amazônia conta com o apoio de projetos realizados em parceria entre a ApexBrasil e entidades do agronegócio: o Agro.BR, em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); o Brazilian Beef, com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC); e o Brazilian Pork e Brazilian Poultry, com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Como participar

Para participar das rodadas de negócios, que acontecerão nos dias 28 e 29, os interessados devem atender a alguns requisitos: possuir registro CAE-PF ou CNPJ registrado na região Norte, ter Cadastro Geral de Classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CGC/MAPA) (para cacau e castanha), contar com aprovação do Serviço de Inspeção Federal (para carnes e pescado) e ter calculados os preços de exportação em FOB (free on board ou livre a bordo, em tradução livre).

Dos inscritos, 60 empresas terão a oportunidade de estabelecer relações comerciais com compradores internacionais. Empresas que tenham participado do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) ou do Agro.BR, que promovam a liderança feminina, tenham material de divulgação em língua estrangeira, tenham certificação ou tenham um histórico de exportação terão vantagem na classificação.

Sobre o Exporta Mais Amazônia

O Programa Exporta Mais Amazônia é uma iniciativa da ApexBrasil voltada para segmentos produtivos compatíveis com a floresta. Ele inclui atividades de promoção comercial e iniciativas voltadas à melhoria no ambiente de exportação – incluindo um forte engajamento com empresas da Amazônia brasileira. O Programa incluirá, entre outros, o estabelecimento de estandes “Amazônia” em feiras internacionais e as Mesas Executivas de Exportação – projeto em que a ApexBrasil, instituições parceiras e empresas identificarão, priorizarão e buscarão corrigir entraves à exportação de setores econômicos da Amazônia.

Fonte: ApexBrasil

Compartilhe: