Agronegócio da Bahia mantém crescimento

Você está visualizando atualmente Agronegócio da Bahia mantém crescimento

A economia do agronegócio baiano segue em alta no Estado, apesar dos desafios de 2023. Conforme divulgamos ontem, 14, na matéria Agronegócio fecha 2023 com 21,1% na economia o campo tem sidonum grande impulsionador para a economia bem como gerador de empregos.

Dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), dão conta que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor fechou em R$ 88,66 bilhões no ano passado, sendo um crescimento de 4,2% e uma participação de 21,1% na economia baiana.

Mesmo com a participação do agronegócio na economia em  queda de 23,1% em 2022 para 21,1% em 2023, a explicação se dá principalmente pela queda nos preços dos principais produtos agrícolas da Bahia. Produtos como  soja, milho, algodão e boi gordo que,  apesar da queda de preços, a produção se mantém em alta, mostrando a importância do setor para a economia baiana.

Impacto

A queda nos preços dos produtos agrícolas trouxe de certo modo impactos na produção agropecuária, e na comercialização e distribuição. Os insumos agropecuários e a indústria de base agrícola registraram ganhos.

A SEI revelou que os dados por ela analisados destacam a importância do agronegócio para a economia baiana e a necessidade de estratégias eficazes para lidar com a volatilidade dos preços. Mesmo diante de desafios, o setor continua a desempenhar um papel crucial na economia do estado, contribuindo significativamente para o PIB e mantendo a produção em alta.

Foto Arquivo/Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário