O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viaja para a França nesta quarta-feira (21/6). Ele vai integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já está na Europa, e participará do Summit For a New Global Financing Pact, evento promovido pelo presidente francês, Emmanuel Macron.
O evento pretende discutir formas de tornar o sistema financeiro internacional mais responsivo, justo e inclusivo, com o objetivo de combater as desigualdades e financiar a transição climática. O ministro Haddad parte de Brasília, rumo à capital francesa, na quarta-feira e tem previsão de chegada na quinta-feira às 11h.
Uma vez em solo francês, o ministro da Fazenda integrará a comitiva presidencial e participará de reuniões bilaterais com chefes de Estado. Acompanham o ministro a secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, que terá uma agenda própria, e Mathias Alencastro, assessor especial para assuntos internacionais.
A Cúpula para o Novo Pacto de Financiamento Global foi proposta pelo presidente Macron durante a reunião do G20, em Bali, em novembro de 2022. A iniciativa ocorre em parceria com as presidências de turno do G7, do G20 e da COP28.
Brasil e França mantêm relações históricas de amizade, marcadas por densa agenda de cooperação. Em 2006, os países firmaram Parceria Estratégica, consolidada, dois anos depois, em abrangente Plano de Ação, atualmente em processo de atualização.
A fronteira comum, o bom diálogo em organismos multilaterais, a cooperação em áreas como defesa e meio ambiente e a relevante relação econômico-comercial são alguns dos fatores que tornam a França parceiro prioritário para a política externa brasileira.
O ministro da Fazenda chegará no Brasil, após a agenda internacional, no sábado (24/6).
Informações MF Foto