A Latam Wire+Steel 2026 acaba de fechar uma parceria institucional com a Abimetal-Sicetel (Associação Brasileira da Indústria Processadora de Aço e o Sindicato Nacional da Indústria Processadora de Aço), com o objetivo de ampliar a integração e o diálogo entre os diferentes elos da cadeia de arames, cabos, aço e tecnologias associadas no Brasil e na América Latina.
A associação tem se consolidado como uma das principais vozes da indústria do aço no país, com foco no segundo elo da cadeia produtiva, responsável pelo processamento do aço bruto proveniente das siderúrgicas. Segundo o presidente da Abimetal-Sicetel, Ricardo Martins, o trabalho desenvolvido vai além da representação institucional.
“Empregamos nossos esforços e recursos na defesa comercial própria, com processos antidumping, salvaguardas e solicitações de elevação de alíquotas”, afirma. Ele ressalta que a atuação não tem caráter protecionista, mas visa garantir isonomia concorrencial. “O que buscamos é a aplicação das mesmas condições e exigências ao produto importado”, complementa.
A organização exerce um papel fundamental defesa concorrencial, enfrentando a fabricação de produtos fora das normas técnicas brasileiras, prática que, conforme o presidente, “rebaixa preços e prejudica um mercado que já está estabelecido”.
Fundada há 92 anos, inicialmente como sindicato da trefilação, a Abimetal-Sicetel ampliou sua atuação institucional há cerca de oito anos, quando passou a adotar a atual denominação e a representar uma gama mais ampla de segmentos, que vai de fabricantes de arames, eletrodos de solda e telas a componentes industriais e aplicações ligadas à mobilidade elétrica e à energia eólica.
“Hoje, seria impossível nos restringirmos a um único rótulo. A ampliação da Abimetal-Sicetel ocorreu justamente para dar mais representatividade a toda essa cadeia”, explica o presidente.
De acordo com o diretor da feira, Marcelo Lopes, o apoio da Abimetal-Sicetel ao evento é fundamental para reforçar a representatividade e a união da cadeia de aços longos, planos e serviços no Brasil e na América Latina.
“Como uma das principais entidades atuantes na defesa dos interesses do setor, a Abimetal-Sicetel contribui para elevar o nível técnico do evento, promover debates estratégicos e aproximar fabricantes, fornecedores e empresas usuárias de aço. Sua participação fortalece o peso aos negócios, amplia oportunidades de inovação e consolida a feira como o principal ponto de encontro para o desenvolvimento e competitividade da indústria metalmecânica”, afirma Lopes.
A participação da associação na Latam Wire+Steel 2026 reforça esse posicionamento e contribui para qualificar o debate setorial, reunindo indústria, fornecedores e especialistas em torno dos desafios e oportunidades da cadeia do aço.
Foto Divulgação
