Muitos pais que permaneceram a madrugada acordados para fazer a inscrição dos filhos no processo de seleção do Colégio da Polícia Militar da Bahia 2026 ficaram frustrados. O motivo: o endereço eletrônico de inscrição https://cpm.pm.ba.gov.br/inscricaocpmcreche/ ficou fora do ar por mais de 90 minutos devido a alta procura. O site voltou a funcionar por volta das 01:38h e foi preciso muita paciência para concluir a inscrição já que devido à instabilidade ocorreram dificuldades para finalização das inscrições. Ao todo, estão sendo ofertadas 2.845 vagas nas 16 unidades do CPM, na Bahia e as inscrições, que se iniciaram às 0h desta segunda-feira, 5 de janeiro, se estendem até às 23h59 do dia 9 de janeiro. A escolha dos alunos se dará por sorteio eletrônico que acontece no Salão Nobre do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), na Vila Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros, em Salvador, às 10h do dia 16 de janeiro.
Do total de vagas, cerca de 2.307 são para o ensino fundamental e 485 para o ensino médio, já a educação infantil tem disponibilidade de 53 vagas. O edital do processo seletivo foi publicado desde a última quarta-feira (31). No edital também foi sinalizado a reserva de vagas para filhos de militares estaduais – bombeiros e policiais – e servidores públicos civis da PMBA e do CBPMBA. Nas unidades do CPM de Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, estão sendo destinadas 50% das vagas a esse público, já na capital, Salvador, que tem as unidades de Dendezeiros, Lobato, Ribeira, Luiz Tarquínio e Cajazeiras, a reserva é de 70% das vagas para esse público e 30% para os civis.

Matrícula
Os sorteados terão de 19 a 22 de janeiro, para os pais ou responsáveis realizarem a efetivação de matrícula, das 8h às 12h e de 13h às 17h. Também devem levar : 02 fotos 3×4 do candidato, recentes (com a imagem em fundo branco); Original e cópia de comprovante de residência dos pais ou dos responsáveis legais; Original e cópia do documento oficial de identidade do candidato, com CPF; Original e cópia do documento oficial de identidade dos pais ou dos responsáveis legais; Atestado de escolaridade original ou histórico escolar original, comprovando ter cursado e sido aprovado no ano anterior ao pleiteado; Assinatura do Termo Próprio que vincula e responsabiliza os pais ou responsáveis legais pelo cumprimento integral das normas exigidas para a frequência dos alunos, de acordo com o previsto no Regimento Escolar do CPM.
Para os que optarem e forem aprovados para a unidade de Candeias também é preciso apresentar original e cópia de comprovante de residência dos pais ou dos responsáveis legais, no município de Candeias;
Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas serão chamados os suplentes, que deverão se apresentar para efetuar a matrícula. A Primeira Lista de Suplentes está prevista para sair dia 23 e o período de matrícula é de 26 a 29 de janeiro. A Segunda Lista de Suplentes (caso não ocorra preenchimento) sai dia 30 de janeiro e os contemplados terão de 02 a 05 de fevereiro para realização de matrícula.
Foto: Print de tela/Café com Informação
