Nestlé Brasil é reconhecida por contribuir com o ecossistema de Inovação Aberta e startups do país

Você está visualizando atualmente Nestlé Brasil é reconhecida por contribuir com o ecossistema de Inovação Aberta e startups do país

A Nestlé Brasil reforça sua posição entre as principais empresas do país ao contribuir de forma consistente para o ecossistema de inovação aberta, segundo o ranking 100 Open Startups, da plataforma internacional de mesmo nome. Pelo sétimo ano consecutivo, a companhia se destacou na categoria Bens de Consumo e Alimentação, impulsionada por investimentos contínuos em inovação e por parcerias sólidas com startups brasileiras para desenvolver soluções em diversas frentes de negócio.

A atuação da companhia no ecossistema de Inovação Aberta é conduzida pelo ‘Panela Nestlé’, dedicado à conexão com startups, universidades e demais parceiros para identificar oportunidades de crescimento, maior eficiência e soluções em ESG que unam tecnologia, potencial de escalabilidade, custo-benefício e geração de valor para os negócios da Nestlé Brasil. Desde sua criação em 2016, o Panela já mapeou mais de 1.000 startups, avaliou mais de 600 e conta com mais de 30 projetos-piloto desenvolvidos com uma taxa de conversão de aproximadamente 40% para escala.

Dentre as principais iniciativas da Nestlé em 2025 está a parceria estratégica com o Cubo Itaú — hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico focado na América Latina. A união pretende fortalecer o ecossistema nacional de inovação como um todo ao mesmo tempo que incentiva a conexão entre empresas e startups.

Um dos projetos de destaque de 2025 é o “Rótulos que Falam”, uma parceria da Nestlé com a startup Alia Inclui e a Fundação Dorina Nowill. Através de um aplicativo mobile, embalagens de 1.200 produtos do portfólio Nestlé passaram a ser acessíveis a pessoas com deficiência visual ou não alfabetizadas. A ferramenta permite que os usuários escutem as informações nutricionais e de ingredientes em voz alta, além de terem dúvidas respondidas sobre o produto via inteligência artificial. Estima-se que, no Brasil, atualmente haja ao menos 17 milhões de pessoas sem acesso a informações sobre produtos alimentícios.

“A Inovação Aberta é um pilar estratégico para a Nestlé e um dos motores que impulsionam nossa capacidade de antecipar tendências, acelerar transformações e gerar valor para o negócio e para o consumidor. Figurar entre as líderes no ranking 100 Open Startups reforça que estamos no caminho certo ao investir de forma contínua em iniciativas e parcerias que ampliam nosso ecossistema de colaboração e fortalecem nossa presença no cenário de inovação do país. Esse reconhecimento evidencia, sobretudo, a importância das startups em nossa jornada: com velocidade, criatividade e uma cultura de testar e aprender rapidamente, elas nos ajudam a cocriar soluções inovadoras que potencializam nosso impacto e nos mantêm à frente das necessidades do mercado”, afirma Carolina Moraes, Head de Inovação na Nestlé.

Foto Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário