Ferbasa integra programação de abertura da maior feira do setor mineral da América Latina

Você está visualizando atualmente Ferbasa integra programação de abertura da maior feira do setor mineral da América Latina

O maior fórum de debate sobre o futuro da mineração responsável na América Latina acontece, de hoje a 30 de outubro, no Centro de Convenções. A Exposibram reunirá os principais líderes, executivos e especialistas do setor brasileiro e internacional e a mineração baiana terá entre seus representantes a Cia de Ferro ligas da Bahia – Ferbasa. O Diretor-Presidente Silvano Andrade é um dos convidados do primeiro dia de evento, no painel “A Nova Fronteira Mineral do Nordeste do Brasil”, a partir das 18h.

A Ferbasa integra ainda a agenda da 7ª edição do SEMBA – Seminário de Mineração da Bahia, realizado pelo SINDIMIBA. Durante o encontro, o diretor de Mineração, Eriberto Leite, apresenta o case “Utilização de Separadores com Raio X na Produção Mineral”, com foco em eficiência operacional e aproveitamento de recursos.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a Exposibram 2025 marca o retorno do evento ao Nordeste após 30 anos, reforçando a relevância estratégica regional para o setor. Ao longo dos quatro dias, temas centrais como investimentos, sustentabilidade, inovação, transição energética, governança e desenvolvimento socioeconômico serão debatidos.

Sobre a Ferbasa – Fundada em 1961, pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho, a Cia. de Ferro Ligas da Bahia está entre as dez maiores indústrias em operação na Bahia (ranking Valor 1.000 de 2025). Líder nacional na produção de ferroligas e única produtora de ferrocromo das Américas, a Ferbasa detém 95% das reservas nacionais de cromita. Possui cinco operações de mineração no estado, sendo uma a céu aberto (Campo Formoso) e outra subterrânea (Andorinha) ambas de minério de cromo; duas minas de quartzo (Tucano e Ipirá) e uma planta voltada à lavra de calcário alta qualidade e sua transformação em cal virgem (Euclides da Cunha).

A Ferbasa atua ainda nos segmentos de Recursos Florestais e Energia Renovável, além de possuir uma planta metalúrgica, em Pojuca. O parque industrial possui 14 fornos elétricos, todos equipados com filtros de manga, dispositivos que neutralizam o lançamento de material particulado na atmosfera.

Foto: Marcos Silva/Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário