O maior fórum de debate sobre o futuro da mineração responsável na América Latina acontece, de hoje a 30 de outubro, no Centro de Convenções. A Exposibram reunirá os principais líderes, executivos e especialistas do setor brasileiro e internacional e a mineração baiana terá entre seus representantes a Cia de Ferro ligas da Bahia – Ferbasa. O Diretor-Presidente Silvano Andrade é um dos convidados do primeiro dia de evento, no painel “A Nova Fronteira Mineral do Nordeste do Brasil”, a partir das 18h.
A Ferbasa integra ainda a agenda da 7ª edição do SEMBA – Seminário de Mineração da Bahia, realizado pelo SINDIMIBA. Durante o encontro, o diretor de Mineração, Eriberto Leite, apresenta o case “Utilização de Separadores com Raio X na Produção Mineral”, com foco em eficiência operacional e aproveitamento de recursos.
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a Exposibram 2025 marca o retorno do evento ao Nordeste após 30 anos, reforçando a relevância estratégica regional para o setor. Ao longo dos quatro dias, temas centrais como investimentos, sustentabilidade, inovação, transição energética, governança e desenvolvimento socioeconômico serão debatidos.
Sobre a Ferbasa – Fundada em 1961, pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho, a Cia. de Ferro Ligas da Bahia está entre as dez maiores indústrias em operação na Bahia (ranking Valor 1.000 de 2025). Líder nacional na produção de ferroligas e única produtora de ferrocromo das Américas, a Ferbasa detém 95% das reservas nacionais de cromita. Possui cinco operações de mineração no estado, sendo uma a céu aberto (Campo Formoso) e outra subterrânea (Andorinha) ambas de minério de cromo; duas minas de quartzo (Tucano e Ipirá) e uma planta voltada à lavra de calcário alta qualidade e sua transformação em cal virgem (Euclides da Cunha).
A Ferbasa atua ainda nos segmentos de Recursos Florestais e Energia Renovável, além de possuir uma planta metalúrgica, em Pojuca. O parque industrial possui 14 fornos elétricos, todos equipados com filtros de manga, dispositivos que neutralizam o lançamento de material particulado na atmosfera.
Foto: Marcos Silva/Divulgação
