O comércio eletrônico no Nordeste vai ganhar reforço. Quatro soluções da região, vencedoras do edital E-commerce.BR, receberão ao todo R$ 1,52 milhão para projetos de digitalização e aumento das vendas on-line. A iniciativa é da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para ampliar a competitividade das empresas brasileiras por meio da digitalização, da qualificação empreendedora e da integração de soluções inovadoras em logística, comunicação e capacitação.
O aporte busca corrigir o desequilíbrio no setor. Em 2024, o Sudeste concentrou 77,2% das vendas virtuais do país, enquanto o Nordeste respondeu por apenas 5,5%, em um mercado que movimentou R$ 225 bilhões só no ano passado, segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC. “Isso dá a dimensão do desequilíbrio regional que ainda existe em nosso Brasil, daí a importância de atuarmos para estimular o comércio eletrônico nas regiões com menor participação”, afirma o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.
No Nordeste, as soluções premiadas no edital são do Piauí, Bahia, Alagoas e Paraíba. Cada uma das soluções receberá R$ 380 mil para colocar em prática os projetos pilotos aprovados a partir deste mês, com duração de seis meses.
No estado piauiense, a Made in Piauí promove a venda on-line de produtos regionais como castanha, mel e cachaça, oferecendo capacitação e mentoria a vendedores. Na Bahia, a Quipu utiliza inteligência artificial para gerar relatórios e insights comerciais, fortalecendo a presença digital de empresas baianas.
Em Alagoas, o Agreste Digital apoia micro e pequenas empresas com o software SeverinoPro, aprimorando gestão, produtividade e vendas on-line, especialmente para mulheres, jovens e grupos de baixa renda. Já na Paraíba, o Saúde Positiva digitaliza clínicas e empresas de saúde coletiva com agendamento inteligente, prontuário eletrônico, marketplace e ferramentas de inteligência artificial.
Edital
O certame acaba de premiar e selecionar nove projetos que avançam para a fase piloto, voltada a fomentar o comércio eletrônico nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Concluída essa etapa, três iniciativas serão escolhidas para a fase de escala, que contará com um aporte adicional de R$ 500 mil e acompanhamento técnico da ABDI. Essa nova fase possibilitará ampliar o alcance das soluções, beneficiando um número maior de empresas, setores e localidades
Ao todo, a iniciativa destinará R$ 4,92 milhões para fomentar as vendas on-line, e até o fim de 2026, a Agência prevê impactar mais de 1.500 empresas nas três regiões do país, ampliando a participação de MPMEs no comércio digital e estimulando a geração de emprego e renda.
Soluções nordestinas premiadas
– Made in Piauí (Piauí)
Castanha, mel, cajuína, cachaça e artesanato do Piauí estão conquistando espaço no comércio eletrônico e alcançando consumidores em todas as regiões do país. O impulso vem da Made in Piauí, plataforma lançada em abril deste ano pelo governo estadual e parceiros para promover a venda on-line de produtos locais. Atualmente, o marketplace já reúne 61 vendedores ativos e cerca de 500 itens disponíveis para compra direta. Com o aporte financeiro, o investimento será destinado à capacitação e mentoria dos vendedores, divulgação para abertura de novos mercados e melhorias tecnológicas e operacionais. A meta é atender pelo menos 100 empresas nos seis meses do projeto piloto. Além de abrir canais de venda, a plataforma também oferece treinamentos contínuos por meio de vídeos, lives, materiais didáticos e formações presenciais em parceria com instituições locais. A Made in Piauí é formada por uma rede de inovação, que conta com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), a Investe Piauí e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT).
– Quipu (Bahia)
Uma solução criada na Bahia que aplica inteligência artificial para transformar interações comerciais em relatórios, insights práticos e vendas. Essa é a ideia da Quipu, que, com o aporte da ABDI e MDIC, vai beneficiar inicialmente 60 empresas baianas, com previsão de expansão para 120 negócios na etapa de escala. A solução prevê ganhos diretos para as empresas atendidas, fortalecendo sua atuação no ambiente digital. A expectativa é que as participantes avancem em maturidade digital, tenham equipes de vendas mais produtivas e ampliem sua presença no e-commerce. O projeto é resultado de uma rede de inovação que reúne a Fecomércio/BA, o Sebrae/BA e a startup Quipu, da Cubos Tecnologia.
– Agreste Digital (Alagoas)
Micro e pequenas empresas do agreste alagoano, especialmente as lideradas por mulheres, jovens e grupos de baixa renda, passam a contar com apoio para ingressar no comércio eletrônico. A iniciativa Agreste Digital oferece acesso gratuito ao SeverinoPro, software que simplifica a gestão de estoque, finanças, emissão de notas fiscais e vendas on-line, ajudando os pequenos negócios a ganharem maturidade digital. No piloto, 100 empresas serão capacitadas e 61 receberão gratuitamente uma assinatura de 12 meses do software. A meta é elevar em 30% a maturidade digital das empresas, aumentar em 20% a produtividade e ampliar em até 25% as vendas on-line. A solução é fruto de uma rede de inovação formada pela startup PolarSoft, a Prefeitura de Viçosa (AL) e a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).
– Saúde Positiva (Paraíba)
Na Paraíba, os beneficiados são clínicas e empresas de saúde coletiva de pequeno e médio porte dispostos a ampliar e consolidar suas operações no comércio eletrônico. A ação piloto será implementada junto a 100 clínicas e consultórios do estado pelo projeto “Saúde Positiva – Marketplace Digital Integrado para Saúde Coletiva”. A iniciativa oferecerá agendamento inteligente e integração com Whatsapp, prontuário eletrônico e gestão digital de pacientes, marketplace de serviços de saúde coletiva e ferramentas de inteligência artificial para triagem. Para fortalecer a integração público-privada, o apoio prevê, ainda, acompanhamento e a conexão direta das empresas participantes com o software gratuito e-SUS APS, estratégia da Secretaria de Atenção Primária (Saps) do Ministério da Saúde voltada à reestruturação das informações da Atenção Primária à Saúde (APS) em nível nacional. A solução é elaborada conjuntamente pela Colab Positiva Brasil, pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE), pelo Centro de Apoio às Pessoas em Situação de Reequilíbrio Psicossocial (Catavento) e pela Associação Ilha Tech.
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