A Embraer (NYSE: ERJ/ B3:EMBR3), uma das líderes globais na indústria aeroespacial, participa pela primeira na MSPO, principal exposição internacional da indústria de defesa da Polônia, que acontece em Kielce de 2 a 5 de setembro. A ação integra seu planejamento de expansão na Europa e a Embraer vai promover a sua aeronave multimissão de última geração, o KC-390 Millennium, para a Polônia e principais stakeholders da região.
“Estamos entusiasmados em participar da MSPO pela primeira vez. Este reconhecido evento representa uma valiosa oportunidade para fortalecer os laços de parceria e cooperação que nos unem aos poloneses. Consideramos a Polônia uma nação com uma rica e distinta tradição aeroespacial, além de um membro importante da OTAN”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A Embraer segue comprometida em promover uma colaboração significativa com a indústria de defesa polonesa, e acreditamos que o KC-390 Millennium pode desempenhar um papel fundamental no aprimoramento das capacidades regionais e da interoperabilidade”.
A participação da Embraer na MSPO reafirma o compromisso da empresa no desenvolvimento de uma cooperação de longo prazo com a indústria de defesa e aeroespacial polonesa. A empresa está construindo ativamente um ecossistema europeu em torno do KC-390, promovendo sinergias em áreas como treinamento, manutenção, reparo e revisão (MRO em inglês) e pesquisa e desenvolvimento. Esta iniciativa não só fortalece as capacidades de defesa em toda a Europa, mas também promove a interoperabilidade estratégica entre as nações aliadas.
A presença da Embraer na Polônia ressalta é visão como estratégica para a Europa, onde o KC-390 tem se tornado a plataforma de transporte tático preferido entre os países da OTAN. Ao investir em parcerias e inovação, a Embraer busca contribuir para um cenário de defesa europeu mais integrado e resiliente.
Desde que entrou em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o KC-390 Millennium provou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%. Até o momento, a aeronave do século 21 foi escolhida por 11 Forças Aéreas em todo o mundo, incluindo oito países europeus e sete membros da OTAN.
O KC-390 Millennium pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação médica, busca e salvamento (SAR), combate a incêndios e missões humanitárias operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho. A aeronave também pode ser configurada com equipamento de reabastecimento aéreo (AAR), tanto como reabastecedora quanto como receptora, neste caso recebendo combustível de outro KC-390, utilizando pods instalados sob as asas.
Foto Divulgação Embraer