Exportações, emprego e investimentos devem recuar no Brasil impactados pelo tarifaço norte-americano que aumentou a taxa de importação dos produtos brasileiros para aquele país.
Os dados são oriundos da Sondagem Industrial, divulgada hoje (20) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice que mede a expectativa de exportações da indústria para os próximos seis meses aponta queda de 5,1 pontos em agosto, caindo para 46,6 pontos, sendo a média balizadora é de 50 pontos.
O indice já mostra receio na indústria com a queda na quantidade exportada pelo setor.
Todo o cenário é apontado pela CNI como reflexos das medidas anunciadas por Donald Trump.
Se as exportações estão em queda, o índice que mede a evolução da produção está com 52,6 pontos em julho e sinaliza aumento da produção industrial em comparação a junho, xom base na média de 50 pontos.
Menos investimentos
Os dados também mostram o comportamento receoso dos empresários que tende a não se sentirem seguros para investir
O índice de intenção de investimento registrou queda de 1,6 ponto sendo calculado em 54,6 pontos. Esse é o menor valor desde outubro de 2023. A média histórica foi 52,5 pontos.
Estoques
A pesquisa da CNI incluiu avaliação de estoques na indústria e aponta estabilidade em 50,1 pontos. Por outro lado o índice de estoque efetivo mostra 49,9 pontos.
Foram consultadas para a Sondagem Industrial 1.500 empresas, sendo 601 de pequeno porte, outras 518 são de médio porte e 381 de grande porte
Foto Divulgação/ Portal Governo Brasil