A saúde pública de Pojuca teve aporte de mais de R$ 350 mil, que contempla a qualificação da assistência no Hospital Municipal Carlito Silva e no Hospital Maria Luzia Dias Laudano, por meio de emenda parlamentar. No município da Região Metropolitana de Salvador, nesta sexta-feira (1º), o governador Jerônimo Rodrigues também fez anúncios para as áreas de infraestrutura, segurança e abastecimento de água, somando mais R$ 2,4 milhões de investimentos do governo estadual na cidade baiana.
“Cuidamos hoje da saúde, da habitação, da infraestrutura, porque não dá para olhar apenas para uma necessidade e deixar outras sem atenção, porque depois sai caro. Sai caro para a saúde quando pessoas adoecem por morarem naquela rua com esgoto correndo aberto. Então, a gente trata o esgoto. Tratar o esgoto é como dar vacina, é prevenção, é garantia de saúde também”, explicou Jerônimo Rodrigues, sobre as ações de assistência implementadas pelo Governo do Estado.
Para o Hospital Municipal Carlito Silva e para o Hospital Maria Luzia Dias Laudano, foram entregues macas e equipamentos que vão servir aos partos realizados nas unidades e a procedimentos clínicos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município também foram contempladas com três kits odontológicos e três kits UBS. Já para a Unidade de Saúde da Família (USF) Paschoal de Souza, foram entregues mobiliários para a melhoria da assistência.
Moradora de Pojuca, Jorgina Ribeiro, de 53 anos, vê nas políticas estaduais potenciais para a redução das desigualdades de acesso aos serviços de saúde e à educação. “O governo tem olhado bastante pela população mais carente da cidade. Para mim, isso é o mais importante. Esse olhar voltado para a população que mais precisa é o que traz mudanças concretas para o nosso município”, avaliou.
O chefe do Executivo baiano também autorizou a celebração de convênio com a Prefeitura de Pojuca para reforma do sistema de abastecimento de água da localidade de Palmeiras, distante três quilômetros da sede. A obra será coordenada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB).
Para melhoria do abastecimento hídrico da sede de Pojuca, a Embasa também foi autorizada a elaborar projeto para ampliação da rede de abastecimento que atende à população.
Infraestrutrura
No campo da infraestrutura urbana, foi anunciada a adoção de medidas para a construção de encostas no bairro do Retiro. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).
A Conder ainda estará à frente do projeto de uma passarela na passagem urbana de Pojuca e, por meio de celebração de convênio com o Município, vai orientar as obras de requalificação da Praça 29 de julho. Para o esporte e lazer, foi autorizada a adoção de medidas para a reforma do Estádio Municipal Luiz Viana Filho.
Segurança pública
A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) também foi autorizada a dar início às tratativas para a reforma da Delegacia Territorial local.
Na manhã desta sexta-feira (1º), o governador e o ministro Rui Costa ainda inauguraram 668 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida Bahia.
Repórter: Milena Fahel/GOVBA
Foto: Thuane Maria/GOVBA