Usando a Teoria dos Jogos na solução de conflitos

Você está visualizando atualmente Usando a Teoria dos Jogos na solução de conflitos

Adary Oliveira, ex-presidente da Associação Comercial da Bahia, Engenheiro químico e professor (Dr.)

A Teoria dos Jogos ajuda a entender teoricamente o processo de decisão de empresas que interagem entre si através de suas relações comerciais, a partir da compreensão da lógica da situação em que estão envolvidos.

Lecionei esta disciplina em cursos de administração e economia e aprendi coisas interessantes sobre o assunto nas salas de aulas com os alunos e quando preparava as exposições, inclusive quando digitava as lições em Power Point para projetá-las. A Teoria dos Jogos pode ser uma ferramenta muito útil para entender e resolver complexidades econômicas, como as criadas pelo aumento de barreiras alfandegárias, principalmente no caso do Brasil para enfrentar as taxas de 50% determinadas pelo governo norte americano.

Torna-se importante identificar os atores e estratégias. Neste caso são atores o Brasil, os Estados Unidos, países que podem ter interesse direto ou indireto no comércio com o Brasil e as empresas. São estratégias a retaliação das tarifas, a busca de acordo com outros países, a adoção de estratégias diplomáticas para negociar buscando revisá-las ou negociar sua redução.

Para começar recomenda-se a elaboração de matrizes de payoff para se prever as consequências das decisões dos atores verificando as possíveis compensações, o que vale a pena fazer, se existem resultados possíveis e se existiriam diferentes payoffs para o Brasil e EUA dependendo de tarifas impostas ou retiradas.

A procura de pontos onde exista um equilíbrio em que ambos os países escolhem a melhor estratégia considerando as ações do outro, pode ajudar a identificar um ponto onde nenhum país tem incentivos para mudar sua estratégia unilateralmente. Este ponto apresenta o que se chama de Equilíbrio de Nash, em homenagem ao matemático norte americano John Forbes Nash Jr. que ganhou o prêmio Nobel de Economia de 1994 e teve sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante, vencedor de quatro Óscares. Diz-se que uma combinação de estratégias constitui um equilíbrio de Nash quando cada estratégia é a melhor resposta possível a estratégias dos demais jogadores, e isso é verdade para todos os jogadores.

Aconselha-se também, considerar a natureza repetitiva das interações comerciais entre países e como a reputação e a cooperação podem influenciar decisões futuras. Às vezes, levar um pequeno prejuízo agora pode resultar em melhores acordos no futuro. Existem situações em que duas empresas com uma relação comercial em que uma empresa adquire a matéria-prima ou insumo específico da outra empresa em dado prazo, para não prejudicar o processo produtivo da empresa compradora. As duas podem encontrar uma posição em que ambas podem sobreviver driblando a adversidade surgida.

Outra possibilidade é a de explorar a formação de coalizões ou acordos mutuamente benéficos. Isso pode envolver todos os atores relevantes em negociações multilaterais, buscando resultados que beneficiem coletivamente os envolvidos. A Teoria dos Jogos Cooperativos mostra como é possível melhorar o desempenho de empresas quando se consegue acordos e ações que podem ser realizadas em conjunto.

Na análise da situação de cada empresa é conveniente que se examine a situação da empresa, de seus fornecedores e de seus clientes, como também de toda a cadeia produtiva onde ela está inserida.

Nenhum país e nenhuma empresa estão isolados no mundo. Fazem parte de uma cadeia produtiva cuja complexidade depende das características de cada setor. Existem variáveis de fluxo e de nível de estoque de cada componente, matéria-prima, produto intermediário ou produto de consumo final que dependem das regras estabelecidas. Principalmente quando se modificam as que regem as operações comerciais, como as tarifas alfandegárias.

Através de negociações o Brasil pode revisar suas tarifas sobre produtos americanos para minimizar impactos negativos e buscar alianças com outros parceiros comerciais, diversificando exportações. Sugere-se o início de diálogos com outros países impactados potencialmente, formando coalizões para pressionar por melhores condições comerciais.

Enfim, a Teoria dos Jogos oferece um quadro teórico para se avaliar esses conflitos e buscar soluções, mas sempre é importante combinar isso com dados econômicos reais e o sentimento político atual. Além dos interesses econômicos existem os interesses políticos e todos os elementos interagem entre si e entropicamente seguirão indicação de nova posição de equilíbrio das relações comerciais no mundo.

Foto Site Café com Informação

Compartilhe:

Deixe um comentário