O Ministério Público Eleitoral, MPE, se manifestou nesta segunda-feira (1º) pela cassação do senador Sergio Moro (União-PR).
O procurador Marcelo Godoy realizou a leitura, na sessão do TRE do Paraná, que julga dois processos nos quais o PT e o PL acusam Moro de abuso de poder econômico por gastos irregulares no período de pré-campanha em 2022.
Em 2021, enquanto Moro estava no Podemos, ele fez atos de pré-candidatura à Presidência da República. A acusação alega “desvantagem ilícita” com gastos da ordem de R$ 2 milhões do Fundo Partidário com o evento de filiação de Moro ao Podemos. Os investimentos financeiros foram feitos antes do senador Moro deixar a sigla e optar pela candidatura ao Senado no União e incluem também contratação de produção de vídeos para promoção pessoal e consultorias eleitorais.
Procuradoria se manifesta
Ainda na sustentação, o procurador manifestou parecer favorável à cassação incluindo o abuso de poder.
A expectativa é que o julgamento do caso Sérgio Moro seja concluído hoje, apesar de ter mais seis magistrados a manifestarem seu voto. Caso não seja possível já houve reserva por parte do TRE de mais duas sessões para 3 e 8 de abril.
Foto Lula Marques/ Agência Brasil