Cerca de 265 turistas, vindos em um voo fretado de Varsóvia, na Polônia, desembarcaram no Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães. Eles vieram conhecer o carnaval de Salvador.
Logo ao desembarcar, foram recepcionados com minitrio elétrico, recreadores, roda de capoeira, baianas típicas e agentes de informação bilíngues. O receptivo, montado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) animou os visitantes, que, além de conhecerem o Carvanval, pretendem seguir para outros locais turísticos da Bahia.
A coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista ( SAT), Tatiana Harfush, comentou sobre os visitantes. “Eles já chegaram pedindo informações detalhadas sobre o Carnaval e como participar da festa. A Polônia não tem voos regulares para o Brasil, e essa linha fretada está dando a oportunidade dessa aproximação entre poloneses e brasileiros”.
O voo semanal Varsóvia- Salvador, sempre aos domingos, é fruto de uma parceria entre o governo baiano e a operadora de turismo Itaka, a maior do Leste Europeu, junto a empresa de receptivo Amahuaca e a Vinci Airports. Esta última administradora do aeroporto.
As operações, iniciadas em outubro de 2023, se estendem ate o mês de abril deste ano. A expectativa é de vinda de sete mil turistas estrangeiros com movimentação econômica de R$ 600 milhões na economia.
Curiosidade dos turistas
Os recém chegados a Bahia, vieram no momento de celebração da maior festa de rua do país: o Carnaval. Por isso a alegria e emoção estava estampada na cara dos visitantes. “É a primeira vez que venho ao Brasil e tenho muito interesse em conhecer o Carnaval e aproveitar os dias com a família”, explicou o advogado Dominic Antony, 42 anos.
“Viemos para descansar na praia de Guarajuba, mas pretendemos, também, conhecer o máximo de lugares em Salvador”, relatou o engenheiro civil Michal Czykienda, 43 anos.
Foto: Otávio Santos