Paraguai analisa levar Argentina ao Tribunal do Mercosul por cobrança de pedágio

Você está visualizando atualmente Paraguai analisa levar Argentina ao Tribunal do Mercosul por cobrança de pedágio
Visita do presidente da Câmara da Nação Argentina, deputado Sérgio Massa, ao Congresso Nacional

O chanceler nacional, Rubén Ramírez Lezcano, reuniu-se com o Procurador-Geral da República, Marco Aurelio González e o Assessor Jurídico da Presidência da República, Roberto Moreno para analisar a possibilidade de recorrer ao Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul (TPRM) em resposta à situação com a Argentina devido à cobrança de pedágio imposta pelo país vizinho ao rio Paraná.

A reunião entre as autoridades ocorreu na tarde desta quinta-feira onde também discutiram diversas alternativas que será definido ao longo dos próximos dias.
O Paraguai sustenta que a cobrança do pedágio é arbitrária e “viola claramente os acordos internacionais”. A tensão entre os dois países já dura há vários meses e deu origem a reuniões entre autoridades.

Um dos últimos episódios ocorreu quando o Itamaraty afirmou que um comboio de 10 barcos, pertencente à empresa Mercurio Group SA, foi detido pela Argentina quando se preparava para zarpar

Em 24 de agosto, o chanceler Lezcano informou que a Argentina suspenderia temporariamente a cobrança do pedágio, após encontro que manteve em Assunção com seu homólogo argentino, Sergio Massa. No entanto, esta informação foi negada pelo governo argentino, pelo que a acusação persiste.

Informações: Ultima Hora

Foto Fabio Rodrigues Pozzebom, Agencia Brasil

Compartilhe: