13a Rodada de Negócios do Brasil Auto Parts deve gerar mais de USD$ 8 milhões em negócios

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Entre os dias 2 e 6 de outubro, compradores de nove países da América Latina cumpriram intensa agenda no Brasil, em busca de novos fornecedores, com visitas técnicas e rodadas de negócios com 86 fabricantes brasileiros em São Paulo (SP) e Caxias do Sul (RS). São esperados mais de USD$ 8 milhões em negócios nos próximos 12 meses.

A iniciativa faz parte do projeto Brasil Auto Parts, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos (ApexBrasil) e pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) desde 1999. Em seu atual formato, os parceiros aportam em conjunto mais de R$13 milhões para ações de promoção comercial, como a participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e em rodadas de negócios no Brasil e no exterior.

“A seleção dos compradores internacionais foi excelente, possibilitando reuniões produtivas em um ambiente organizado, com possibilidades de negócios futuros nos diversos países aqui representados”, relatou Gustavo Borghetti, representante da empresa Masterpower. A fabricante de turbocompressores, sediada em São Marcos-RS, participa do Brasil Auto Parts desde 2006 e hoje exporta para mais de 50 países, sendo que as exportações correspondem a 35% de seu faturamento.

A 13a Rodada de Negócios do Brasil Auto Parts foi também espaço para estreantes. “Foi incrível poder participar desta rodada de negócios da ApexBrasil. Foi a primeira que participamos na história da empresa e ficamos surpreendidos com as oportunidades que oferece”, contou Carlos Heinen Filho da Vidroforte, fabricante de para-brisas e vidros temperados para aplicação em ônibus, caminhões e carros, localizada em Caxias do Sul (RS).

O setor de componentes para veículos automotores

O setor de autopeças no Brasil desempenha um papel de destaque na economia do país, fazendo parte de uma cadeia produtiva fundamental para a indústria automobilística. Ele engloba uma ampla gama de componentes e sistemas essenciais para a fabricação e manutenção de veículos, desde motores e transmissões até sistemas de suspensão e eletrônicos. As cerca de 1.800 unidades empresariais do setor são responsáveis por aproximadamente 274 mil empregos.

Em 2022, o faturamento nominal do setor foi de R$ 233,8 bilhões e suas exportações chegaram a US$ 8,3 bilhões. Os destinos das autopeças brasileiras são diversos. Elas alcançam 197 mercados, sendo os principais a Argentina, os Estados Unidos e o México.

Buscando a qualidade das autopeças brasileiras, a Repuestos Tablada, empresa argentina, participou da rodada de negócios em Caxias do Sul. Segundo seu representante, Diego Papaianni, “o evento foi extremamente positivo e nele consegui fazer muitos negócios com novos fornecedores em São Paulo e Caxias do Sul”.

Sobre o Brasil Auto Parts

O projeto Brasil Auto Parts, desenvolvido pelo Sindipeças em conjunto com a ApexBrasil, tem a missão de promover, apoiar e fomentar o comércio exterior e a internacionalização de empresas do setor com a divulgação de suas marcas e produtos, a fim de posicioná-las como opção de compra para o mercado internacional. O projeto Brasil Auto Parts e o slogan Trusted Partners foram criados para enfatizar a clientes externos que podem confiar no Brasil.

Sobre o Sindipeças

O Sindipeças atua diretamente no desenvolvimento e fortalecimento do setor, que reúne empresas de pequeno, médio e grande portes. São cerca de quinhentos associados, de capital nacional e estrangeiro, que fornecem para todas as montadoras brasileiras e para o mercado de reposição, que supre as demandas de frota de mais de 46,6 milhões de veículos (em 2021). Também exportam para cerca de 180 mercados. As entidades auxiliam seus associados com serviços dirigidos, baseados didaticamente em quatro pilares de atuação: Estímulo ao Crescimento da Indústria, Informação e Capacitação, Representatividade e Defesa da Indústria e Associativismo.

 

Fonte e Foto: ApexBrasil

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