Zezé Motta será  reconhecida como Cidadã de Salvador

Você está visualizando atualmente Zezé Motta será  reconhecida como Cidadã de Salvador

Carioca de Campos dos Goytacazes, a cantora e atriz Zezé Motta, que muitos pensam ser baiana pelas fortes ligações com a cultura local, será finalmente reconhecida, aos 81 anos de idade, como Cidadã de Salvador. Por iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), fã assumida da artista, ela receberá a cidadania soteropolitana em sessão solene da Câmara Municipal no dia 18 de novembro, às 10h, no Plenário Cosme de Farias, em meio às programações pelo Mês da Consciência Negra.

“A capital baiana, cidade mais negra fora da África, devia esse reconhecimento a Zezé Motta, pela sua contribuição à cultura negra e à luta antirracista”, justificou Aladilce. Segundo ela, a artista, que estreou nos palcos em Salvador, no Teatro Vila Velha, tem participado de momentos marcantes da vida cultural da cidade, como madrinha do Olodum e integrante das Filhas de Gandhy.

Espelho para gerações

A solenidade de batismo da nova cidadã soteropolitana contará com apresentação de artistas locais e presenças marcantes de personalidades dos cenários cultural e político. Aladilce ressalta que a sugestão da concessão da honraria partiu do produtor cultural Geraldo Badá, amigo e admirador da cantora e atriz.

Zezé estreou como atriz  no Teatro Tablado, no Rio de Janeiro, se revelando nacionalmente em 1968, ao participar de novelas na televisão e protagonizar o filme Xica da Silva, de Cacá Diegues. “Uma representatividade que abriu portas para gerações de atores negros, que passaram a se espelhar na força e garra de Zezé, assim como sua doação a causas urgentes e necessárias como o combate ao racismo e a defesa da democracia”, destaca a vereadora Aladilce.

Foto Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário