Com voos diretos de Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), Cidade do Panamá (Panamá), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e Paris (França), o que representa a ligação com mais de 200 destinos no mundo, a Bahia registrou um aumento de 43% na emissão de passagens aéreas internacionais para o estado no Carnaval 2026, em relação ao mesmo período de 2025. O índice é mais que o dobro da média nacional de crescimento, que foi de 21%. Os dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) confirmam a estimativa da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), de aumento no fluxo de visitantes estrangeiros no Carnaval baiano deste ano.
Segundo a pasta, o resultado era esperado, em função do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado e parceiros, na promoção do destino Bahia nos principais polos emissores de turistas internacionais, investimentos em infraestrutura turística, capacitação de mão de obra, qualificação de serviços e captação de voos.
“A estratégia desenvolvida pelo Estado colocou a Bahia em outro patamar no turismo internacional. Em 2025, batemos o recorde histórico, com mais de 211 mil visitantes estrangeiros, superando a marca de 2019. Começamos 2026 em rota de continuidade no crescimento, como comprova o desempenho baiano no período do Carnaval globalizado. Nossa expectativa é de que teremos uma marca histórica de foliões do exterior”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Os viajantes internacionais, que utilizam em sua quase totalidade o transporte aéreo (95%), terão durante o Carnaval receptivo especial da Setur-BA no Salvador Bahia Airport (Rede Vinci). O posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), que funciona no local, irá prestar informações seguras sobre a programação da festa e atrativos turísticos da capital baiana e de outros destinos próximos.
Na manhã de quarta-feira (4), durante ação comemorativa do aeroporto da capital pelos bons resultados do turismo baiano, houve uma prévia do receptivo para os estrangeiros, com baianas típicas, minitrio elétrico e a distribuição de fitinhas do Senhor do Bonfim e colares do afoxé Filhos de Gandhy.
“A parceria com a Setur-BA tem sido fundamental na viabilização de novos voos do exterior para o Aeroporto de Salvador. Contamos com esse apoio, visando ampliar ainda mais a conectividade aérea, que é essencial para integrar e fortalecer as operações internacionais”, disse a diretora comercial da Vinci no Brasil, Júlia Orrico.
Entre os turistas que desembarcavam, o advogado argentino Fernando Genera, 71 anos, estava de volta à Bahia para novas experiências. “Já estive aqui três vezes, passando por Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Salvador. O que mais me encanta é a cultura, a comida baiana e as praias. Desta vez, vou me hospedar na capital e seguir para Morro de São Paulo”, relatou.
Foto: Ascom Setur-BA
