Por sua compreensão de que é preciso encarar os desafios atuais nas relações de trabalho, com foco na campanha pelo Trabalho Decente, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que é deputado federal licenciado (PT-SP), será homenageado pela Câmara de Salvador com a concessão do Título de Cidadão Soteropolitano, que será entregue pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB) nesta sexta-feira (7), às 10h, em solenidade no Mercado Modelo. A honraria foi sugerida pelo deputado federal e ex-vereador Léo Prates (União) e foi oficializada por projeto de resolução do presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB).
“O ministro Luiz Marinho tem tido um papel destacado no cenário nacional, demonstrando preocupação e sensibilidade diante da tentativa de desmonte dos direitos trabalhistas, a exemplo do crescimento da chamada pejotização e da terceirização”, observa Aladilce, chamando atenção para os riscos da reforma administrativa que tramita no Congresso Nacional.
Em sua gestão à frente do Ministério, aponta a vereadora, líder da oposição, “o Brasil atingiu 5,8% de desemprego no segundo trimestre deste ano, a menor taxa desde o início da série histórica do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Mas, com o preocupante índice de informalidade de 38,6%, segundo dados do IBGE”.
Pacto
A homenagem acontecerá durante a cerimônia de assinatura do Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Econômico no Carnaval de Salvador. O objetivo é fortalecer as políticas públicas voltadas à valorização do trabalho decente, à inclusão produtiva e à melhoria das condições laborais de trabalhadores e trabalhadoras que integram a cadeia produtiva do Carnaval, como cordeiros, ambulantes e catadores, reconhecendo o papel cultural, social e econômico da festa, considerada Patrimônio Cultural de relevância nacional.
Foto Victor Queirós/Divulgação
