Vendas do varejo crescem 6,2% na Bahia

Você está visualizando atualmente Vendas do varejo crescem 6,2% na Bahia

O varejo baiano cresceu 6,2% em janeiro de 2024 comparado a dezembro de 2023.  Este foi o segundo resultado mais expressivo entre os estados brasileiros, e superou a taxa nacional (2,5%), fazendo com que a Bahia registrasse o maior crescimento do varejo desde 2017.

Em compensação a janeiro de 2023, a Bahia cresceu 11,8%. No Brasil, a comparação das vendas no período  cresceu 4,1%. 

Os dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

Atividades

Em relação as atividades, em janeiro, o comércio varejista baiano,  comparado a janeiro de 2023, teve sete dos oito segmentos que compõem o indicador com vendas positivas. O crescimento nas vendas foi verificado em Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (102,0%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (16,8%), Combustíveis e lubrificantes (11,3%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,6%), Móveis e eletrodomésticos (2,4%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,4%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,3%). Livros, jornais, revistas e papelaria (-33,3%) foi único a registrar retração.

O comércio varejista ampliado  também chamado de Atacado Selecionado e Outros e que inclui o varejo restrito e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças, Material de construção, e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou expansão de 11,1% nas vendas, em relação à igual mês do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses houve crescimento de 4,1%.

Foto StockSnap/Pixabay

Compartilhe:

Deixe um comentário