Vendas do comércio acumulam alta no ano (1,6%) apesar da queda em outubro (0,3%)

Você está visualizando atualmente Vendas do comércio acumulam alta no ano (1,6%) apesar da queda em outubro (0,3%)<br>

O comércio varejista retraiu um outubro, com queda de 0,3% no comparativo mensal, após avanço de 0,5% em setembro frente a agosto. Na média móvel trimestreal e no comparativo com mesmo mês do ano passado, houve avanços tímidos de 0,1% e 0,2%, respectivamente. O relatório da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, foi divulgado nesta quinta-feira (14).

No acumulado, o setor avança 1,6% nos 10 meses iniciais de 2023 e 1,5% no intervalo de 12 meses

O desempenho ruim de outubro em relação a setembro foi acompanhado por cinco das oito atividades pesquisadas pelo IBGE. Destaque para Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,7%) e Tecidos, vestuário e calçados (-1,9%). Outras três áreas recuaram menos de 1%: Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%), Combustíveis e lubrificantes (-0,7%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,1%).

Na outra ponta, ajudaram a segurar a desidratação em outuro Livros, jornais, revistas e papelaria (2,8%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,4%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,2%).

No varejo ampliado, a queda no comparativo mensal foi maior (-0,4%). O acumulado no ano tem alta de 2,4%, enquanto os últimos dozes meses avaliados registram ganhos de 1,8%. Em 2023, os três segmentos agregados ao varejo tradicional estão no azul, tendo à frente veículos e motos, partes e peças (10,3%), atacados de produtos alimentícios, bebidas e fumos (6,1%) e material de construção (0,4%).

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Compartilhe: