Startups do Norte e Nordeste serão destaque em Missão de Internacionalização em Lisboa

Startups das regiões Norte e Nordeste terão direito a 25% das vagas na missão de internacionalização do Brasil no Web Summit Lisboa 2023, uma das maiores conferências de tecnologia, empreendedorismo e inovação do mundo. As inscrições estão abertas até 8 de agosto. A iniciativa é da ApexBrasil, do Ministério das Relações Exteriores e da Embaixada do Brasil na capital portuguesa, em parceria com Sebrae e Serpro.

“O Serpro tem a missão social de impulsionar a inovação no país e alavancar startups do Norte e Nordeste vai ao encontro à retomada de investimentos para que o Brasil seja mais igualitário em oportunidades”, declara a superintendente de Comunicação e Marketing da empresa, Loyanne Salles. Neste ano, o evento também discutirá diversidade e equidade dentro desse mercado. “Participamos dessa temática, reforçando o papel do Serpro de parceiro do governo no desafio da inclusão das pessoas no universo da tecnologia”, acrescenta.

Segundo o último relatório produzido pela Associação Brasileira de Startups, apenas 5% das startups brasileiras estão localizadas nas regiões Norte e 13,1% no Nordeste. Isso contrasta com a concentração de 76,8% no Sul e Sudeste do país. Um dos objetivos da missão é também estimular o desenvolvimento de novos empreendimentos nas regiões.

“O Norte e Nordeste do Brasil possuem vasto potencial de crescimento econômico e incentivar as startups nessas regiões pode desempenhar um papel fundamental na criação de empregos, geração de renda e estímulo ao empreendedorismo local” explica Brayam Gonçalves, líder da Divisão de negócios do Serpro voltada para o mercado internacional. Outra vantagem é o atendimento às demandas específicas de cada lugar, gerando benefícios para a economia local e promovendo a autonomia regional.

Região Norte

No mês de junho, a Apex realizou sua primeira imersão no ecossistema de inovação de Manaus. “Estabelecemos conexões com uma rede de empreendedorismo e inovação extremamente colaborativa, gerida por amazônidas, na região que é o futuro do país e do mundo”, descreve Karina Bazuchi, chefe de divisão de Expansão Internacional da agência. “É um ambiente que passa por um rápido amadurecimento, que começou com recursos de pesquisa e desenvolvimento trazidos pela Lei da Informática. O capital foi convertido em institutos que fomentam o surgimento de redes, incubadoras, aceleradoras e programas de inovação aberta”, relata.

Nordeste

Segundo dados da Abstartups, o destaque do Nordeste são as edtechs. Mais de 18% das startups da região são focadas no setor da educação, enquanto cerca de 10% desenvolvem tecnologias para a área da saúde. O terceiro lugar é dividido entre o setor financeiro e soluções para varejo, cada um com uma parcela de 7%.

Uma das principais características do Nordeste é o espírito colaborativo entre os atores envolvidos no ecossistema de inovação. A região tem sido o cenário para diversos eventos, encontros e programas de apoio que estimulam a troca de conhecimentos e a formação de parcerias estratégicas. Destacam-se iniciativas como o Parque Tecnológico da Bahia, o Porto Digital em Recife e o Parque de Inovação e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, que têm impulsionado a colaboração e o networking entre empreendedores.

Web Summit

A missão de internacionalização será composta por até 80 empresas brasileiras que cumprirem os requisitos do Programa de Startups do Web Summit, sendo 20 especialmente destinadas às regiões Norte e Nordeste. Após aprovação e seleção, as startups passam por um período de mentoria pré-evento para aceleração com o time de técnicos do Serpro, Sebrae, ApexBrasil e outros parceiros.

De acordo com o regulamento, para concorrer às vagas, as empresas precisam ter CNPJ ativo, possuir produto ou serviço para comercialização finalizado, ter gerado faturamento (ou recebido investimento) nos últimos 12 meses e possuir equipe capaz de se comunicar em inglês. As empresas selecionadas terão acesso ao Web Summit 2023, ao Pavilhão Brasil, além de trilhas de capacitação e atividades presenciais em Lisboa.

O período para inscrições termina dia oito de agosto.

Divulgação texto e foto Serpro

Compartilhe: