De 4 a 14 de junho, startups brasileiras participarão de diversas atividades voltadas à expansão de seus negócios em Madrid e Barcelona. Exposição no South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo, está na programação
Por meio do Startup OutReach Brasil, programa do governo federal que apoia a internacionalização de startups, 15 empresas brasileiras poderão conquistar o mercado espanhol. Desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Ministério de Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Programa auxilia a inserção de negócios brasileiros nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo.
Este ciclo de imersão terá como destino Madrid e Barcelona, cidades que figuram entre os 10 maiores hubs inovadores da Europa. Pelo período de 10 dias, divididos entre as duas cidades, o grupo multisetorial de startups brasileiras participará de uma série de atividades como seminários, treinamento de pitch (apresentações objetivas e concisas para conquistar investidores, parceiros e clientes), demoday (evento que reúne diversos pitches para uma plateia qualificada) e reuniões de negócios no mercado espanhol.
Durante a missão, as empresas também participarão do South Summit 2023, um dos maiores eventos do segmento de inovação no mundo. O encontro reúne empreendedores, investidores e empresários de todo o globo em uma programação repleta de apresentações, competições, network e muitas oportunidades.
“Os ecossistemas de inovação de Madri e Barcelona passaram por um processo de amadurecimento similar ao do Brasil, com um crescimento no número de startups, no volume de investimentos e no fortalecimento dos atores e programas de fomento. Tornaram-se assim ambientes favoráveis a internacionalização de empresas, o que abre oportunidades para nosso grupo de 15 startups altamente qualificadas e com soluções aderentes ao mercado”, afirma a coordenadora de Expansão Internacional da ApexBrasil, Karina Bazuchi.
Programação
Em Madrid, além de rodadas de negócios com empresários e investidores locais, as empresas assistirão ao seminário “Go to Market” no espaço Google for Startup, com participação da Agência de Exportação e Investimento da Espanha (ICEX), da Prefeitura de Madrid, de um unicórnio brasileiro, a Hotmart, e de outras entidades que apresentarão informações relevantes sobre o mercado espanhol. As participantestambém farão visita técnica ao The Cube, grande centro de inovação local. Por fim de 7 a 9 de junho, exporão suas soluções no South Summit 2023.
Já em Barcelona, o seminário “Go To Market” ocorrerá com o apoio da prefeitura de Barcelona e terá participação da Câmara de Comércio Brasil – Catalunha e de organizações como a ACCIÓ, além de prestadores de serviços locais como ClubGlobals e INLEA, dedicadas ao ecossistema de inovação da região. As participantes farão visita técnica ao Mobile World Capital, e conhecerão o parque La Salle Technova, da La Salle-University Ramon Llull (Universidade Ramon Llull), que oferece serviços de incubação e aceleração para startups. Além de reuniões de negócios individuais, as empresas farão também um demoday para importantes players locais, organizado em parceria com o hub de inovação Tech Barcelona. Durante o evento, chamado “Dia da Inovação Brasil – Catalunha”, haverá ainda palestras de startups brasileiras já internacionalizadas na Espanha; a 9ineSports, plataforma voltada para esportes presidida por ninguém menos que Ronaldo Nazário, o Fenômeno, e o unicórnio VTEX, que atua no e-commerce.
Foto reallywellmadedesks/Pixabay