Mensalmente, a equipe da Coordenação de Serviços Compartilhados do Centro Administrativo da Bahia (CAB) confere os pagamentos de salários, FGTS, plano se saúde, vale-transporte e outras contribuições relativas a contratações de centenas de trabalhadores que prestam serviços nos órgãos do CAB, como recepcionistas, porteiros e profissionais de copa e cozinha.
Só em um destes contratos, há dados de mais de 200 pessoas, e a checagem na planilha pode levar até três dias. Em breve, no entanto, o trabalho poderá ser executado em pouco mais de cinco minutos.
A melhoria é um dos primeiros resultados de um projeto da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) que está ajudando a otimizar as rotinas de trabalho de equipes por meio do desenvolvimento de soluções nas áreas de Inteligência Artificial e automação. “Nosso objetivo é fomentar o uso da IA generativa e de outras aplicações que permitam reduzir os esforços dos servidores e o número de homens/hora empregados nas tarefas”, explica o diretor de Inovação e Gestão de Projetos de TIC, Anderson Prazeres.
Até o momento, a equipe da Superintendência de Gestão e Inovação já deflagou 15 projetos do tipo, para dar suporte a equipes de diversas áreas da Saeb. A solução para conferência do pagamento de servidores terceirizados é uma das três que já estão em uso pelas equipes – juntamente com o chatbot do Manual do MROSC, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, e uma solução que permite a geração de planilhas com a lista de processos lançados nos software SEI Bahia, organizados de acordo com a data de entrada na unidade.
Pagamentos
No caso da ferramenta para conferência dos pagamentos, o consultor Pedro Henrique Maurício de Jesus conta que recorreu à engenharia avançada de prompts (comandos), que permitem reconhecimento automático de documentos, extração e padronização de dados. “Ao final do processo, todas as informações podem ser consolidadas em um único arquivo gerado pelo agente de IA para a verificação dos pagamentos”, explica.
Há cerca de dois meses, a novidade vem sendo testada com sucesso pela Coordenação de Serviços Compartilhados. “Para garantir uma maior confiabilidade dos dados, nós ainda continuamos realizando, em paralelo, a checagem manual da planilha, mas os resultados têm sido tão positivos que em breve passaremos a fazer todo o trabalho de forma automatizada”, conta Kelly Mascarenhas, da Coordenação de Serviços Compartilhados.
Com a otimização de recursos proporcionada pela iniciativa, a diretora de Serviços da Saeb, Andressa Schettini, já tem alguns planos para aproveitar melhor a atuação da sua equipe. “Na medida em que formos desonerando os servidores das tarefas mais repetitivas e operacionais, nossa proposta é intensificar a fiscalização “in loco” nos órgãos para verificação de irregularidades, o que irá contribuir em muito para aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas terceirizadas”, acredita.
Foto Divulgação Saeb