O Shopping Center Lapa e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), por meio da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, promovem neste sábado (14), às 10h, o Bloquinho da Inclusão. O evento será no Camarote Acessível da Piedade, no Circuito Osmar, percorrendo da Piedade até a Praça Castro Alves.
Com banda de fanfarra e trenzinho musical, o Bloquinho da Inclusão vai oferecer uma experiência de Carnaval adaptada para pessoas com deficiência (PcD) e suas famílias. O espaço terá estrutura acessível, equipada com recursos especializados e equipe técnica capacitada, inclusive com suporte direcionado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A ação integra a programação do Carnaval 2026, que visa consolidar Salvador como referência em Carnaval inclusivo. Para este ano, a Prefeitura investiu em camarotes acessíveis e gratuitos, destinados a pessoas com deficiência e idosos, nos circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra/Ondina), oferecendo conforto, segurança e áreas adaptadas para regulação sensorial.
Segundo a organização, o objetivo é proporcionar diversão com segurança e inclusão. “A parceria entre a Diretoria da Pessoa com Deficiência e o Shopping Center Lapa vai proporcionar a oportunidade de que as pessoas com deficiência e suas famílias possam curtir o carnaval, com direito a banda de fanfarra e muita alegria”, afirmou a diretora de Políticas Públicas PcD da SEMPRE, Daiane Pina, destacando que o Bloquinho será um marco no Carnaval de Salvador.
“Com essa iniciativa, o Shopping Center Lapa reafirma seu compromisso com a inclusão, a diversidade e o fortalecimento de ações que promovam o acesso à cultura e ao lazer para todos, contribuindo para um Carnaval mais humano, acolhedor e plural”, disse a gerente de marketing do empreendimento, Aline Ferraz.
As inscrições para os camarotes acessíveis podem ser feitas presencialmente na sede do Cadastro Único (CadÚnico), na Rua Miguel Calmon, 28, Comércio, das 8h às 16h30, ou pela internet, no site oficial do programa https://camaroteacessivel.salvador.ba.gov.br/. São cerca de 500 vagas por dia para PcDs e idosos, com direito a um acompanhante maior de 18 anos. Cada participante pode se inscrever em até dois dias de festa.
Foto divulgação
