A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) vai atuar com 350 profissionais, entre servidores, guias credenciados e agentes de informação, nos circuitos da folia, em Salvador.
São três postos fixos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) já existentes (aeroporto, rodoviária e Pelourinho) funcionando em regime especial, além de quatro unidades, instaladas no Campo Grande, Praça Municipal, Barra e Ondina, e pontos de apoio em 11 hotéis.
Os postos estarão oferecendo orientações sobre atrações turísticas, programação da festa e serviços essenciais, acesso a rede Wi-Fi gratuita no Terreiro de Jesus e Largo do Pelourinho. Turistas estrangeiros e pessoas com deficiência auditiva, serão disponibilizados intérpretes.
A Setur-BA realizou uma capacitação para profissionais com a colaboração de representantes das secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP), da Saúde (Sesab), de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Proteção à Mulher (SPM), do Ministério Público e do Procon.
No mesmo dia, atracaram no porto da capital os navios Grandiosa e Seaview, do grupo MSC, trazendo mais de 10 mil cruzeiristas, que foram recepcionados por uma equipe do Governo do Estado.
O receptivo da Setur-BA se estende também nos terminais aeroviário, rodoviário e portuário. Dentro da programação fazem parte manifestações culturais afro-baianas e confecção de turbantes.
A secretaria vai estar realizando durante a folia de Momo uma pesquisa sobre o perfil do turista que participa do Carnaval da Bahia. Serão ouvidas pessoas em Salvador, Camaçari (Guarajuba e Arembepe), Mata de São João (Praia do Forte), Porto Seguro e Lençóis.
Atrações pelo interior
A Setur patrocina atrações musicais em 31 municípios, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). “Montamos uma estrutura qualificada, reunindo a equipe da Secretaria de Turismo e mais os profissionais contratados durante o Carnaval, para ações transversais que envolvem outros órgãos estaduais. Vamos oferecer o melhor aos visitantes, que irão curtir a festa e aproveitar para ir à praia, fazer passeios pela Baía de Todos-os-Santos, degustar nossa culinária ou pedir proteção ao Senhor do Bonfim e à Santa Dulce. Esse é o nosso diferencial: temos o maior Carnaval de rua do mundo, acompanhado de diversos atrativos, além da folia”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.